Imagem da notícia

Publicado em: 14/02/2017

Evento de Valorização e Empregabilidade já tem direcionados os próximos passos

Encontro realizado em 11 de fevereiro desencadeou série de ações que promoverão maior inserção dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nos serviços públicos de Guarulhos

Ampliar e fortalecer a presença de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na rede pública de saúde de Guarulhos, conforme definido pelo SUS. Foram esses alguns dos destaques do 1º evento do Ciclo de Encontros Regionais de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Crefito-3, realizado em Guarulhos, no dia 11 de fevereiro.

O evento, organizado pela Câmara Técnica do Crefito-3 para Valorização e Empregabilidade, apresentou aos participantes e autoridades de saúde presentes no evento os resultados de um estudo do Crefito-3, que evidenciam o déficit de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais nos serviços de saúde pública do município.

A realização do evento contou, ainda com a presença dos representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, que se mostraram muito sensíveis à necessidade de ampliar e fortalecer a rede de atenção em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, utilizando, inclusive, a estrutura já existente. “Vamos, junto à Secretaria Municipal de Saúde, encontrar soluções para os problemas apontados no estudo, e construir um legado de excelência para o município e para o Crefito-3”, destacou o vice-presidente, Dr. Adriano Conrado Rodrigues.

Próximos passos

Ao longo das próximas semanas, serão realizadas reuniões entre Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos e Crefito-3 para implantação das ações necessárias que permitam a ampliação da oferta de assistência de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional para a população de Guarulhos. Essas ações serão monitoradas com auxílio das Câmaras Técnicas Parlamentar e Sociosanitária, além do grupo de trabalho dos delegados.

Toda a estratégia desenvolvida em Guarulhos será referência para ações semelhantes em todo o estado de São Paulo. 

_____________________

Alguns números do estudo realizado pelo Crefito-3

O estudo do Crefito-3 apontou que Guarulhos, conforme projeções do IBGE para 2016, é um município com população estimada de 1 milhão e 300 mil habitantes. Recomendações da OMS -Organização Mundial de Saúde - definem que deve existir 1 fisioterapeuta e 1 terapeuta ocupacional para cada mil habitantes. No município existem, inscritos no Crefito-3, 49 terapeutas ocupacionais (1 profissional para cada 27.287 habitantes), e 852 fisioterapeutas (1 para cada 1.569 habitantes).

Foram analisadas também questões relacionadas ao consumo de saúde e cobertura dos serviços municipais.