Últimas Notícias

CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 20/02/2017

Questionário da ANS que definirá reajustes na remuneração de planos deve ser respondido até 8 de março

Ação auxilia Agência a definir os critérios de reajustes aos prestadores de serviço em contratos sem previsão de reajuste anual

Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais que possuam contratos com empresas de saúde suplementar (em consultório individual ou clínicas) têm até o dia 08 de março de 2017 para preencher o respectivo questionário da Agência Nacional de Saúde Suplementar (disponíveis ao final da notícia) que serão adotados para fins de aplicação do Fator de Qualidade (FQ).

O Fator de Qualidade é o elemento de cálculo que objetiva refletir a qualificação do prestador. É aplicado ao índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), definido pela ANS para reajuste anual dos contratos entre operadoras de planos privados de assistência à saúde e prestadores de serviços de saúde. Dependendo do cumprimento dos requisitos de qualidade previstos na Nota Técnica 45/2016/DIDES/ANS, que trata dos critérios para aplicação do Fator de Qualidade ano-base 2016.

União das categorias para fundamentar os reajustes

As respostas aos questionários irão auxiliar a Agência a definir os critérios de reajustes aos prestadores de serviço em contratos sem previsão de reajuste anual, e representa um primeiro passo para uma abertura de negociação junto às operadoras. Portanto, é fundamental que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais se unam para responder aos questionários. "Quanto mais adesão e mais respostas aos questionários, melhor será o embasamento para a ANS definir o Fator de Qualidade", explica o Dr. Leandro Lazzareschi, Conselheiro do Crefito-3.

O Fator de Qualidade é aplicado apenas nas situações em que há no contrato a previsão de livre negociação do reajuste – não há índice predefinido no contrato e não houve acordo entre as partes após os primeiros 90 dias do ano. No entanto, todos os prestadores devem preencher o formulário: para quem não negociou, o mesmo servirá de base para o FQ; para quem negociou, embasará o Qualiss e outras ações.


Sobre o preenchimento dos questionários:

 

Profissionais individuais

Os profissionais que atuam individualmente em consultórios devem responder o questionário no link abaixo:  

Clique aqui e responda ao questionário destinado aos profissionais (consultório) e que visa à avaliação do Fator de Qualidade ano-base 2016.

 

Clínicas e Clínicas Multiprofissionais não SADT

Para as clínicas que não são classificadas como Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapia (SADT), o responsável técnico deverá responder o questionário sobre qualidade considerando a sua finalidade principal. Para as clínicas multidisciplinares, o responsável técnico da clínica deverá responder o questionário disponibilizado pelo site do Conselho da categoria profissional de saúde em maior número.

Clique aqui e responda ao questionário destinado aos Serviços de Apoio, Diagnóstico e Terapia (SADT), com finalidade de avaliação do Fator de Qualidade ano-base 2016.