Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 27/03/2017

Telemedicina será um dos temas da segunda edição do Café com Presidente

A segunda edição do programa Café com o Presidente do Crefito-3 irá abordar dentre os temas elencados para discussão, a Telemedicina e a atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional nessa nova estratégia de apoio diagnóstico. A Telemedicina é um recurso tecnológico, com a estrutura de uma videoconferência, que engloba a avaliação de uma equipe multiprofissional de maneira remota e envolve como principal ação a confirmação diagnóstica, além de atendimento a casos de emergência, discussão de casos complexos, visita horizontal na UTI e visão por todas​ as especialidades médicas entre outros serviços, que são oferecidos para hospitais, clínicas, empresas e escolas, tanto para a rede pública quanto para a rede privada. Além do Hospital Israelita Albert Einstein, a telemedicina também está presente no Hospital das Clínicas da Unicamp, em Campinas.


Dra. Raquel Caserta Eid é fisioterapeuta e Coordenadora de Fisioterapia do Hospital Israelita Albert Einstein e engloba a telemedicina em suas atividades. Segundo a fisioterapeuta, a telemedicina já é uma realidade na atenção à saúde, inclusive via SUS. A telemedicina em fisioterapia tem recebido demandas de diversas áreas e, para a Terapia Ocupacional, essa estratégia ainda precisa avançar, muito provavelmente, evoluindo para o campo do Diagnóstico Funcional.


Embora haja demanda, ainda existem barreiras para o desenvolvimento da telessaúde. Além da barreira tecnológica relacionada à estrutura e recursos financeiros para implantação do serviço, Dra. Raquel afirma que a capacitação do profissional que irá atuar com esta tecnologia é fundamental ao assessorar outros profissionais em um determinado caso. A Câmara Técnica de Tecnologia e Desenvolvimento do Crefito-3 já planeja ações na área de telemedicina com a Dra. Raquel Eid para avaliar as incidências de demandas, ampliação do campo e dados de impacto para as profissões.