Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 20/04/2017

Presidente da ABRAFIDEF se posiciona sobre regulamentação de esteticista

Aconteceu nesta terça-feira (18), audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal a respeito da regulamentação da profissão de esteticista, cosmetólogo e técnico em estética relativo ao PLC 77/2016 de autoria da deputada federal Soraya Santos (PMDB/RJ). Essa Comissão é presidida pela Senadora Marta Suplicy (PMDB/SP) e a relatoria do PL está sendo feita pela Senadora Ana Amélia Lemos (PP/RS). A ABRAFIDEF esteve presente na ocasião representada pela fisioterapeuta Dra. Themis Maria Milan Brochado, presidente da Associação e que também representou o COFFITO.

De acordo com Dra. Themis “a audiência pública realizada para instruir o PL 77/2016 foi muito positiva porque serviu para demonstrar que o texto precisa ser reformulado, pois da maneira que está escrito, se aprovado fosse, colocaria a saúde da população em risco. ”  A presidente da ABRAFIDEF ressalta que esta ação tem como único objetivo proteger a saúde da população. “Enquanto presidente da ABRAFIDEF coloquei a demanda de intercorrências com sequelas irreversíveis de tratamento estéticos realizados por leigos e a banalização da forma como esses são feitos”, acrescenta.

 

ABRAFIDEF

A ABRAFIDEF vem realizando ações constantes em conjunto com a Comissão de Assuntos Parlamentares – CAP do COFFITO e atuando junto aos parlamentares e demais instituições para que a saúde da população seja resguardada e a especialidade de Fisioterapia Dermatofuncional seja respeitada da maneira devida como profissão da área da saúde. Segundo Dra. Themis “a nossa preocupação enquanto profissionais da saúde é justamente com relação à banalização da área da estética. Os erros e as complicações que nós vemos são realmente o que nos traz hoje aqui a nos colocar totalmente a favor da regulamentação”, diz.  

Ao final da audiência, a relatora senadora Ana Amélia Lemos, aceitou a sugestão proposta pela Dra. Themis e sugeriu que o texto do relatório do PLC deverá ser feito pela Consultoria Legislativa do Senado em conjunto com o Grupo de Trabalho formado pelos representantes dos três segmentos, que reúnem profissionais fisioterapeutas, da área médica e esteticistas. 

Com informações da ABRAFIDEF