Imagem da notícia

Publicado em: 12/05/2017

Audiência Pública irá colocar em debate a importância de consolidar as conquistas da Reforma Psiquiátrica

Evento convocado pelo Crefito-3 irá reunir Coffito, Instituições de Ensino, Associações, representantes do Movimento da Luta Antimanicomial e profissionais da saúde mental

Nesta segunda-feira, 15 de maio, às 19h, o Crefito-3 irá realizar uma Audiência Pública na Câmara Municipal de São Paulo para tratar da necessidade de organização e posicionamento dos grupos envolvidos na Luta Antimanicomial, para a manutenção das conquistas trazidas desde a promulgação da Lei Federal 10.216/2001 (Lei da Reforma Psiquiátrica).

Após 12 anos tramitando no Congresso Nacional, a Lei da Reforma Psiquiátrica instituiu novas formas de atenção em saúde mental, substituindo o modelo hospitalocêntrico - baseado nos manicômios -, pelo cuidado de base comunitária, representado pelos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial).

A Audiência Pública convocada pelo Crefito-3 tem como objetivo ser um espaço onde todas as partes interessadas - organizações, associações e movimentos dos usuários dos serviços de saúde - debaterão formas de construir caminhos para consolidar e aprimorar o que já foi realizado.

Segundo Dr. Adriano Conrado Rodrigues, vice-presidente do Crefito-3, apesar das conquistas desde a Lei 10.216/2001, a plena implantação das propostas que ela apresenta ainda enfrenta desafios. “São constantes as tentativas de desconstrução das conquistas da Política Nacional de Saúde Mental e da Lei da Reforma Psiquiátrica. São muitas as questões que ainda exigem atenção”, alerta.

Reforma Psiquiátrica: Nenhuma conquista a menos!

 

 Informações

Audiência Pública do Crefito-3Reforma Psiquiátrica: Nenhuma conquista a menos!”

Quando: 15 de maio de 2017, das 19h às 22h

Onde:   Câmara Municipal de São Paulo - Auditório Prestes Maia
              Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista (estacionamento gratuito - Rua Santo Antônio, 211)

              Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista (estacionamento gratuito - Rua Santo Antônio, 211)