Imagem da notícia

Publicado em: 31/05/2017

15 de junho: Dia Mundial da luta contra a violência ao idoso

Em conscientização à luta contra a violência ao idoso, comemorada no dia 15 de junho, o GARMIC (Grupo de Articulação para a Conquista de Moradia para o Idoso da Capital), a ABAESP (Associação Bancários Aposentados do Estado São Paulo), a RPDI (Rede de Proteção e Defesa da pessoa Idosa) e o SEFRAS (Serviço Franciscano de Solidariedade) convidam a todos os idosos para participar da caminhada “Diga Não à violência contra os idosos”. O evento, que conta com o apoio do GT de Gerontologia do Crefito-3, acontecerá no dia 14 de junho às 9h30. A concentração será no Pátio do Colégio, em São Paulo.


Audiência Pública debate a violência contra idosos


No dia 9 de maio, em Audiência Pública na Câmara dos Deputados, especialistas debateram a violência contra idosos e defenderam mais acessibilidade para evita-la. A deputada Flávia Morais (PDT-GO) apresentou projeto que amplia os mecanismos de proteção aos idosos. A professora Maria Cecília de Souza, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), disse que morrem no Brasil, a cada dia, 41 idosos vítimas de violência. Segundo ela, 60% dessas mortes são causadas por quedas ou acidentes em sua locomoção. Para Souza, esses acidentes são frutos de negligência da família ou das cidades – que não têm equipamento urbano adequado à segurança dos idosos.


PL 6478/13


A deputada Flávia Morais é autora do Projeto de Lei 6478/13, que inclui os idosos entre as pessoas que podem recorrer à Lei Maria da Penha contra a violência doméstica. A proposta da deputada determina ainda que as instituições financeiras que concederem crédito de forma indiscriminadas, sem investigar a capacidade de pagamento dos idosos, terão que rescindir o contrato para não comprometer a sobrevivência do idoso.


Caminhada “Diga Não à violência contra os idosos”

Quando: 14 de junho de 2017

Horário: 9h30

Local: Pátio do Colégio - Praça Pateo do Collegio, 2 - Centro, São Paulo