Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 28/08/2017

A Fisioterapia Respiratória como recurso na luta contra o tabagismo

Técnicas podem auxiliar o ex-fumante a recuperar sua plena função pulmonar

Responsável por inúmeras doenças pulmonares, cardíacas, circulatórias e bucais, o tabagismo ainda hoje é um grave problema de saúde pública.


Embora a questão já tenha sua gravidade detectada há anos, os debates nessa área ainda se mostram insuficientes, e as próprias leis antitabagistas são um fenômeno recente no Brasil. A Lei Antifumo (Lei nº 12.546) é um exemplo da lentidão e carência nos debates. Aprovada em 2011, só foi regulamentada como Lei Federal em 2014. Antes disso, somente oito estados contavam com leis antitabagistas. É possível que a falta do debate e as dificuldades em conseguir vitórias contra o tabaco se deva ao lobby da indústria tabagista.


Quando a lei Antifumo foi implementada no estado de São Paulo, em 17 de agosto de 2009, houve a redução de 20% de fumantes. Porém, este percentual foi maior entre os adultos. Os jovens continuaram sendo as principais vítimas do consumo de cigarro.


A Fisioterapia pode auxiliar os fumantes que desejam abandonar o cigarro, conforme explica Dra. Elizabeth Felix Teixeira. A Fisioterapia Respiratória irá desenvolver a função pulmonar no paciente, aumentando sua capacidade pulmonar e o volume corrente que propiciará elasticidade para o pulmão, para que ele possa captar maior quantidade de oxigênio. Drenagem postural, massagem manual, exercícios respiratórios e outras técnicas dentro da Fisioterapia possuem a capacidade de reabilitar a função pulmonar.


Quando o fumante consegue parar de consumir o cigarro, seu corpo já batalha para obter melhoras. Quando aliado à Fisioterapia, os resultados são amplamente melhores.