Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 01/09/2017

Ministro da Educação é novo aliado na luta contra a graduação por EAD na saúde

O Ministro da Educação, Mendonça Filho, declarou nesta quinta-feira que "não faz sentido algum" a capacitação a distância (EAD) para profissionais de áreas de saúde como "medicina, enfermagem e fisioterapia". A afirmação foi apresentada em reportagem do Portal G1. Ela pode significar a conquista de um aliado importante na luta que envolve maciçamente instituições ligadas à saúde em todo o País. 


A declaração do Ministro aconteceu em 31 de agosto, em Brasília, durante o lançamento dos dados do Censo da Educação Superior, relativos a 2016. O portal de notícias ainda afirmou que, segundo o Ministro, "como os cursos [na área de saúde] exigem uma formação maior, os treinamentos do profissional devem ser presenciais".

O Crefito-3 é contrário à graduação por EAD para profissões de saúde e a nova gestão tem atuado incansavelmente promovendo e participando de Audiências Públicas, debates, encontros e eventos relativos ao tema, produzindo conteúdo e realizando campanhas informativas junto aos profissionais registrados no Estado e à população e contribuindo com o debate no sistema Coffito/Crefitos.


Para o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite,  a declaração do Ministro vem em boa hora. "Já estamos nessa frente de batalha há muito tempo. Sabemos dos perigos do EAD na graduação para profissionais de saúde e estamos lutando muito contra isso e buscando alertar e informar insistentemente à sociedade como um todo.

Dr. José Renato acredita que a declaração do Ministro da Educação pode representar um sinal de que a luta contra a graduação na modalidade EAD na saúde tem um novo aliado. "Mesmo que tardia, ela pode significar o reconhecimento do MEC para os riscos de se formar profissionais da saúde por cursos à distância. Esperamos que o órgão seja extremamente rígido ao tratar essa matéria".