Imagem da notícia

Publicado em: 01/11/2017

Interesses privados versus Interesse Público

Nota do Brazilian Journal of Physical Therapy que circula nas redes sociais se equivoca, ao cobrar do Crefito-3 - um órgão público - privilégios financeiros.

Os editores do Brazilian Journal of Physical Therapy (BJPT), periódico científico vinculado à Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft), estão divulgando nas redes sociais uma Nota de Esclarecimento, na qual “acusa” o Crefito-3 de não cumprir com um suposto acordo para apoiar financeiramente - por meio de repasse de verbas públicas -  o periódico por eles editado.

Em momento algum, diferentemente do que afirmam os editores do BJPT, a atual diretoria do Crefito-3, manifestou-se no sentido de que as solicitações haviam “[...] sido aprovadas e contaríamos com o apoio para o resto do ano”, conforme relatam na Nota de Esclarecimento.

Desde o início desta gestão 2016-2020, a diretoria informou que qualquer repasse praticado por gestões anteriores estavam suspensos até a conclusão de análise da legalidade da prática, considerando os princípios que regem a Administração Pública.

É importante esclarecer os profissionais inscritos no Crefito-3 que o repasse de verbas praticado em ocasiões anteriores à posse da gestão 2016-2020 se configura em claro conflito de atribuições de um órgão público.

“Uma entidade de direito privado, tal qual a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Fisioterapia (ABRAPG-Ft), não pode subsistir contando com o suporte financeiro do CREFITO-3 para honrar seus compromissos”, defende o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, em Nota de Repúdio aos editores do Brazilian Journal.

A atual diretoria do Crefito-3 entende que não se justifica o repasse privilegiado de recursos à ABRAPG-Ft, em detrimento de todas as demais entidades de direito privado relacionadas à Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A legalidade de repasses anteriores à posse da atual gestão para a Associação foi, inclusive, alvo de solicitação de esclarecimentos por parte do Tribunal de Contas da União.

 Conheça a Nota de Repúdio do Crefito-3.