Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 07/11/2017

Exigências da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional são alvo de Projetos de Lei em nível municipal e estadual

Isenção do rodízio municipal de veículos e proibição da graduação pela modalidade EaD são temas que recebem a atenção de vereadores e deputados estaduais

Uma demanda antiga da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional e outra, mais recente, porém não menos preocupante, estão na mira da atuação dos Conselheiros e Delegados ligados à Câmara Técnica (CT) Parlamentar do Crefito-3.

Em reuniões com o Vereador Paulo Frange, de São Paulo, representantes da CT trabalham para a rápida tramitação do Projeto de Lei 487/2017, que exclui fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais da Capital do rodízio obrigatório de veículos. A motivação é garantir que aqueles profissionais que atuam com pacientes que exigem atenção constante – como pacientes de Home Care ou Fisioterapia Hospitalar – possam manter a assistência de forma contínua.

No âmbito estadual, o trabalho da CT Parlamentar ocorre em apoio à proposta do deputado estadual Carlos Neder. Ele é o responsável pelo Projeto de Lei 710/2016, que tramita em conjunto com o PL de autoria do falecido deputado Celso Giglio, para proibição da oferta de cursos de graduação ministrados totalmente no formato Ensino a Distância (EaD) para a formação de profissionais da saúde. Ao lado das demais 15 profissões da área, a CT Parlamentar, compõe uma força-tarefa que trabalha pela aprovação do Projeto.

CT Parlamentar: Acompanhando e influenciando decisões

Atualmente, os membros da CT Parlamentar, sob a coordenação do presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, estão definindo as ações prioritárias, dentre os tantos temas da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional que hoje exigem atenção.

O trabalho da CT Parlamentar é estar presente nas instâncias onde as decisões são tomadas, onde leis são votadas e aprovadas, seja na esfera municipal estadual ou federal.

São várias as necessidades da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional que vão muito além do poder de decisão e execução do Crefito-3 ou do Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (Coffito). 

Aproximar-se da esfera política é a forma mais contundente de fazer a voz de cada uma das profissões que compõem o Crefito-3 ser ouvida, e os membros da CT Parlamentar - todos fisioterapeutas e terapeuta ocupacionais - desempenham essa função. Demandas, carências, propostas, conflitos e outras questões são definidas nesses cenários e fazer-se sempre presente ao lado de deputados federais e estaduais, senadores e vereadores, e também de figuras estratégicas do Poder Executivo, garante às categorias oportunidades reais de diálogo, de pressão, de participação e conquistas.

Para entrar em contato com a Câmara Técnica Parlamentar e ter mais informações sobre os projetos a que se dedicam em todo o Estado, envie e-mail para ctparlamentar2017@gmail.com