Últimas Notícias

CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


Participe do I Evento Virtual da Subcomissão de Fisioterapia na Atenção Básica do CREFITO-3


CREFITO-3 EDUCA #86: O Papel do Exercício Físico no Câncer de Pulmão: Da Avaliação Funcional à Intervenção Terapêutica


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 19 e 20 de junho


Seletividade alimentar no TEA: atuação conjunta entre Terapia Ocupacional e Nutrição

Aprovação de projeto de lei coloca em destaque a importância da abordagem interdisciplinar no enfrentamento da seletividade alimentar de crianças diagnosticadas com TEA.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 14/03/2018

Crefito-3 lamenta falecimento do Dr. T. Berry Brazelton

O Crefito-3 informa, com pesar, o falecimento do pediatra, cientista e perito norte-americano Dr. T. Berry Brazelton, nesta terça-feira, 13 de março. Dr. Berry Brazelton era professor emérito de pediatria na Harvard Medical School e foi um dos clínicos e defensores mais influentes em pediatria e em desenvolvimento infantil.

Dr. Brazelton foi criador do conceito Touchpoints, abordagem teórica e prática de desenvolvimento perspectivado em momentos-chave no bebê e na criança e centrado nos pais e na família. Segundo o site da Fundação Brazelton/Gomes Pedro, em Portugal, o conceito modificou o modo de intervenção dos profissionais envolvidos com a criança, enquanto educadores que aprendem a privilegiar, assumidamente, a relação bebé-família. Brazelton também foi autor da obra O Grande Livro da Criança, que trata de todas as fases evolutivas do crescimento e do comportamento do bebê, desde a gestação até os seis anos de idade.

Para a terapeuta ocupacional Dra. Pessia Grywac Meyerhof, “ele foi um grande homem que sempre respeitou cada neonato e bebê dentro de seus limites, mostrando ao bebê e a seus pais e cuidadores, quais suas forças e fragilidades, o que facilitava sua conquista em relação às pessoas e ao meio ambiente! Berry deixou um grande e profundo legado! ” 

“Dr. Brazelton foi referência para os profissionais em termos de orientação e direcionamento do olhar sobre as questões sistêmicas do bebê. Foi uma grande perda no cenário da Terapia Ocupacional e da Fisioterapia”, declarou Dr. Adriano Conrado Rodrigues, terapeuta ocupacional e vice-presidente do Crefito-3.