Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 11/04/2018

Simples Nacional – impacto financeiro para clínicas e consultórios é preocupação do sistema Coffito/Crefitos

Presidentes dos Conselhos se reúnem em Brasília para definir melhores caminhos para abordar essa e outras questões de interesse das profissões

Representantes dos Crefitos em atividade no país têm se reunido periodicamente em Brasília/DF para debater o encaminhamento de questões importantes para a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional e seus impactos sobre a população assistida por eles. Membros da Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Conselho Federal de Fisioterapia (Coffito), esses representantes, ao lado da Assessoria Parlamentar, compõem a linha de frente do Conselho para enfrentamento das questões legislativas que podem representar oportunidades ou riscos à prática profissional.

Dentre os temas debatidos nas reuniões, um que tem gerado grande empenho é a revisão da Lei da Micro e Pequena Empresa – o SIMPLES Nacional, que provocou alterações consideradas inviáveis para os consultórios e clínicas de Fisioterapia, ao enquadrar a prática no Anexo 5 da Lei, que impõe maior carga tributária. A Terapia Ocupacional já é tributada de acordo com o que determina o Anexo 5.

Não se trata de uma questão corporativa. É do interesse público que estamos falando. Penalizar o profissional é penalizar, indiretamente, seus pacientes”, explica o presidente do Crefito-3 e membro da CAP, Dr. José Renato de Oliveira Leite.

Saúde da Família e Quiropraxia preocupam Sistema

Nos últimos anos, foram apresentados diversos projetos de lei que, direta ou indiretamente afetavam a prática profissional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

A regulamentação da Quiropraxia, proposta pelo Projeto de Lei 114/2015 e a inclusão do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional nas equipes mínimas da Estratégia de Saúde da Família (PLC 72/2012), são exemplos de matérias que são abordadas pelos componentes da CAP.

Esse acompanhamento muito próximo, com a presença de membros da CAP semanalmente em Brasília, já se provou fundamental por mais de uma ocasião”, relata Dr. José Renato. Um exemplo recente foi a votação do projeto de lei que regulamentou a profissão de esteticista. “Não fosse nossa presença em Brasília, não conseguiríamos evitar que o texto aprovado invadisse competências que são exclusivas da Fisioterapia”.