Imagem da notícia

Publicado em: 25/05/2018

Simpósio Crefito-3 sobre novas tecnologias apresentou inovações ao público

Evento foi parte da programação da Feira Hospitalar e teve inscrições esgotadas

Nessa quinta-feira, 24 de maio, foi realizado o Simpósio Crefito-3 sobre novas tecnologias em Fisioterapia e Terapia Ocupacional, durante as atividades da feira Hospitalar 2018.

Trazendo fisioterapeutas e terapeutas de renome em suas áreas da atuação, o simpósio apresentou aos participantes as tendências nas áreas de fisioterapia respiratória, tecnologia assistiva e a utilização de games em processos de reabilitação.

A seguir, alguns dos destaques de cada palestra.

Em breve, no canal do Crefito-3 do Youtube, todas as palestras estarão disponíveis na integra


Cateter de alto fluxo e seu uso em neonatos e pacientes pediátricos

A fisioterapeuta Danielle Cardoso apresentou o recurso, utilizado em suporte ventilatório não-invasivo, que fornece mistura de gases para impedir ressecamento da mucosa. O alto-fluxo tem indicação inclusive para pacientes neonatos pré-termo.

Ventilação mecânica com oscilação de alta frequência

Cíntia Johnston, fisioterapeuta, falou sobre a importância da Ventilação Mecânica com Oscilação de Alta Frequência em pacientes de UTIs neonatais e pediátricas, e apresentou resultados dos casos em que essa modalidade de ventilação é indicada.

Aplicativo de realidade virtual é desenvolvido com participação de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional

A terapeuta ocupacional Cândida Luzo e o fisioterapeuta Wagner Lopes apresentaram o trabalho que desenvolvem no Instituto de Traumato-ortopedia do Hospital das Clínicas de São Paulo, em conjunto com engenheiros e profissionais de tecnologia, para a criação de aplicativo de realidade virtual, para uso em reabilitação de pacientes ortopédicos, com déficit neurológico ou amputados.

“Não adianta protótipo na prateleira. Ele tem que chegar ao consumidor”

Maria de Mello, terapeuta ocupacional, trouxe à discussão os desafios técnicos e mercadológicos da Tecnologia Assistiva no Brasil. Conforme explicou Dra. Maria, é preciso gerar pesquisas que resultem em protótipos de soluções assistivas e que cheguem ao usuário.

Carência de fisioterapeutas atuando em distúrbios respiratórios do sono

A fisioterapeuta Fernanda Camargo apresentou o tema “Inovações no tratamento da apneia do sono: Cpap e terapia comportamental”. O Cpap é o gerador de pressão positiva na via aérea e que impede o colapso respiratório. Terapia “padrão ouro”, tem sido aliado à terapia comportamental/higiene do sono, na atenção aos distúrbios respiratórios do sono.

Acompanhe os canais informativos do Crefito-3

Instagram

Facebook

Youtube