Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 07/06/2018

Coffito e Assobrafir trabalham para reconhecimento da atuação em distúrbios respiratórios do sono

A especialidade em Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva está a poucos passos de ampliar as possibilidades de atuação dos fisioterapeutas especialistas. Dentro de semanas, o Coffito deve publicar um Acórdão que irá oficializar o reconhecimento da atuação da especialidade nos distúrbios respiratórios do sono.

A solicitação por esse reconhecimento foi apresentada ao Conselho Federal pela Assobrafir – Associação Nacional de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva.

Os distúrbios respiratórios do sono são bastante prevalentes na população brasileira, destacando-se a apneia obstrutiva do sono, que se associa a uma série de outros distúrbios, de ordem comportamental, cardiovascular, comportamental, metabólica, cognitiva e neurológica.

Definindo habilidades para atuação

A demanda pelo reconhecimento nasceu da inquietação de diversos profissionais pelo Brasil que já atuam com pacientes portadores desses distúrbios. “Nossos colegas entenderam que era necessário disciplinar a área e esclarecer quais os conteúdos e habilidades que os profissionais precisam possuir para trabalhar com esses pacientes”, explica Dr. Flávio Maciel, presidente da Assobrafir.

Dr. Flávio conta que o departamento de distúrbios respiratórios do sono da Assobrafir está em processo de elaboração de um documento que será encaminhado ao Coffito. Nesse documento estarão descritas as competências e conhecimentos necessários para atuar nessa área específica. “A previsão é de que, em algumas semanas, esse documento seja encaminhado para aprovação em reunião plenária do Coffito”.

Para o presidente da Assobrafir, o reconhecimento da atuação pelo Coffito representa um grande avanço para os profissionais, e também para a população que possa sofrer com alguns desses distúrbios. “Esse fato representa uma ampliação do mercado de trabalho para a especialidade e vai asseguram também uma melhora da qualidade da assistência”, comemora.