Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 22/06/2018

Projeto de Lei define parâmetros para regulamentação de novas profissões

Proposta quer evitar que atividades de profissões já contempladas em Lei sejam alvo de disputa no Legislativo

Está tramitando na Câmara dos Deputados, desde 2011, o Projeto de Lei nº 816/2011, que dispõe sobre a regulamentação de novas profissões.

Tramitando em regime de Apreciação Conclusiva (quando não há obrigatoriedade de votação e aprovação em Plenária), o PL de autoria do deputado Rubens Bueno (PPS-PR), quer fixar exigências para que qualquer nova proposta de regulamentação de atividade como profissão atenda a uma série de critérios – dentre eles, a existência de embasamento e validação técnica e científica; respeito às prerrogativas de profissões já regulamentadas e a garantia de uma estrutura de fiscalização para a nova profissão.

O objetivo principal da proposta, segundo seu autor, é proteger a sociedade, evitando que serviços das áreas da saúde, da educação, ou de qualquer outra área da atividade humana, seja regulamentada sem que se garanta, minimamente, a segurança daqueles a quem a atividade será destinada.

O deputado Rubens Bueno também pretende evitar, por meio da aprovação do PL, que profissões que já contam com regulamentação sejam alvo de uma “derivação” de algumas de suas práticas, por meio da regulamentação de novas “profissões” – caso da proposta da regulamentação da Quiropraxia e da Osteopatia, que já estão dentre as atividades do fisioterapeuta, definidas em  Resoluções do Coffito, e mesmo do recente episódio envolvendo a regulamentação da profissão de esteticista, que, em sua proposta inicial, invadia algumas das práticas próprias da Fisioterapeuta dermatofuncional.

No momento (junho de 2018), o PL 816/2011 está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados, aguardando parecer do relator, deputado Marcos Rogério (DEM-RO). O Texto já recebeu parecer favorável pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP ).

A Comissão de Assuntos Parlamentares (CAP) do Coffito acompanha a tramitação dessa matéria e trabalha, junto aos deputados, para que seja garantida sua aprovação, em benefício de toda a sociedade.