Imagem da notícia

Publicado em: 26/10/2018

Coffito participa de Comissão do CNS sobre construção de metodologia e pareceres para autorização e reconhecimento de cursos na área da Saúde

No dia 23, em Brasília, foi realizada a reunião da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde (CIRHRT/CNS) para discussão da Resolução nº 350/2005 do Ministério da Saúde e estudo para criação de metodologia com indicadores e parâmetros que possibilitem uma avaliação justa aos cursos de graduação na área da Saúde.

O objetivo do encontro, que contou com a participação de representantes de diversas áreas de Saúde, foi a construção de um método que possibilite aperfeiçoar o sistema de avaliação dos cursos. De acordo com os participantes, o texto deve ser claro e objetivo, contemplar todas as áreas e, principalmente, permitir ao avaliador uma nota que corresponda à capacidade da instituição, visando, dessa forma, aprimorar a qualidade da formação no país.

Após a discussão, os presentes foram separados em grupos para analisar a resolução e propor melhorias à redação. Na ocasião estiveram presentes a vice-presidente do Coffito, Dra. Patrícia Luciane Santos de Lima, e o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, que representaram as profissões e o Conselho Federal. Conforme explicou Dr. José Renato de Oliveira Leite, “essa reunião se deu em função de analisar essa resolução que já foi lançada, mas que existe espaço ainda para mudanças. Tivemos que destrinchar ponto a ponto, item por item para entender melhor essa resolução e propor modificações. Essa resolução tem como principal objetivo dizer que qualquer curso de graduação para ser criado na área da Saúde precisa, necessariamente, do aval do Conselho Nacional de Saúde. ”