Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


Crefito-3 denuncia demissão em massa de fisioterapeutas ao Ministério Público

Após a denúncia, foi realizada visita fiscalizatória no Hospital da Luz, que identificou irregularidades que estão além da competência legal de ação do Conselho


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 05/12/2018

Concorrido, evento sobre dispensação OPMs do Crefito-3 orientou gestores e profissionais a respeito do tema

Tema que ainda gera muitos questionamentos por parte de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais e outros profissionais, será foco de outros eventos do Crefito-3 em 2019 terá continuidade em 2019

Foi realizado no último dia 30 de novembro, no Auditório da Universidade Mackenzie, em São Paulo, a 1º Fórum de Gestores: Dispensação de OPM, Organizado pela Câmara Técnica de Tecnologia e Desenvolvimento do Crefito-3.

O evento reuniu gestores - fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, médicos, assistentes sociais - das Divisões Regionais de Saúde (DRS) do Estado de São Paulo para, juntos, debaterem a respeito das dificuldades logísticas encontradas pelos profissionais, ao indicarem aos pacientes a solicitação de OPMs.

Também foi apresentada durante o evento a orientação sobre elaboração de fluxograma, o detalhamento de procedimentos administrativos e assistenciais, esclarecimentos sobre a distribuição das vagas pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS), da Secretaria Estadual de Saúde e a apresentação dos locais de dispensação credenciados, além da discussão sobre os problemas e soluções que envolvem a questão.  

Os gestores presentes receberam orientações sobre o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPMs (SIGTAP) do SUS; sobre os materiais dispensados e seus devidos códigos, e sobre a Classificação Internacional de Doenças (CID) e o Código Brasileiro de Ocupação (CBO). “Incluímos esses assuntos na programação do Fórum para que se evitem erros simples no processo de dispensação”, explica Dra.. Tatiani. “Muitas vezes, um código errado, ou o uso equivocado do CID, causa entraves ao paciente, que acaba não recebendo o produto”, alerta.

Guia oferece orientação aos profissionais

Durante o Fórum foi lançado o Guia de Orientação de OPM para Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. Elaborado pela Câmara Técnica de Tecnologia e Desenvolvimento do Crefito-3, o guia apresenta o fluxograma de encaminhamento, explica como realizar a prescrição via Tabela SUS – SIGTAP, fala sobre a orientação do paciente para obtenção dos dispositivos de auxílio locomoção, órteses e próteses, a fim de que o sistema flua de maneira mais eficiente. 

Novos encontros em 2019

“O Fórum foi muito rico em trocas de informações entre os participantes”, comemora a coordenadora da Câmara Técnica do Crefito-3, Conselheira Dra. Tatiani Marques. “Esse era um dos principais objetivos do evento: favorecer as trocas para ampliar o aprendizado, desenvolvimento e melhorias no serviço”, explica a Conselheira, que já planeja para 2019 a realização de outros encontros sobre o tema.