Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 31/05/2019

Crefito-3 já acionou o Cremesp na Justiça por fakenews da Acupuntura. Próximo da fila: CMBA.

Decisão foi tomada em reunião de Diretoria após percepção que entidades médicas estão usando fakenews para desinformar população.

O Crefito-3 protocolou nesta sexta-feira, 31 de maio, pedido de Tutela Antecipada Antecedente contra o Cremesp – Conselho Regional de Medicina de São Paulo, por irregularidades praticadas em divulgação de notas sobre decisão do STJ – Supremo Tribunal de Justiça, proibindo prática de Acupuntura por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Ao contrário do que disse o Cremesp, a decisão do STJ versa apenas sobre o poder regulador do Coffito. 

Na petição, o Crefito-3 declara que “a simples leitura desses programas normativos atesta que as condutas perpetradas pelo Conselho Regional de Medicina – CREMESP, no sentido de tentar estabelecer um monopólio da pratica de acupuntura pela classe medica, são flagrantemente inconstitucionais”. 

O documento apresenta argumentações técnicas, jurídicas e entendimentos de instituições reguladoras de Saúde. Relembra ainda decisões da Justiça que determinam às entidades médicas que se abstenham de divulgar, publicamente, que a acupuntura consiste em ato médico, e, ainda, informações que façam subentender que a prática da acupuntura é exclusiva da classe médica. 

No documento, o Crefito-3 pede a condenação do CREMESP ao pagamento de indenização a título de danos morais coletivos e de danos sociais, além de retratação e que sejam tiradas do ar postagens com as mentiras.

Para o presidente do Crefito-3, Dr. José Renato de Oliveira Leite, "se havia medo de enfrentar o Cremesp e as entidades médicas, isso foi em gestões passadas. De agora em diante, se essas instituições não andarem na linha, o Crefito-3 irá acionar a Justiça. Uma hora eles aprendem", finalizou. O presidente já avisou que na semana que vem o Crefito-3 acionará também o CMBA - Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.

Acesse o comprovante de protocolo.