Últimas Notícias

Crefito-3 EDUCA #137: Estratégias de Educação de Pacientes para Melhora de Desfechos Clínicos


Crefito-3 realiza conferência sobre o protagonismo negro na ciência

Evento do Crefito-3 promove reflexões sobre protagonismo negro, equidade racial e práticas antirracistas na formação, na ciência e no exercício profissional


RESUMO SEMANAL

Isenção da Anuidade para doenças graves, Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais, agenda de eventos, e muito mais…


Justiça valida atuação de fisioterapeutas em perícias no Pará

Decisões do Judiciário paraense asseguram prerrogativa profissional na esfera técnica


Coffito abre Consulta Pública do Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais

Participação da categoria é necessária para a melhor construção do RBPTO. Prazo para contribuir é até 30 de novembro de 2026


Vai precisar de algum serviço do Crefito-3? Antecipe suas solicitações até 28 de outubro

A migração para a plataforma Implanta prevê a suspensão temporária de serviços entre 29 de outubro e 8 de novembro. O novo sistema tem disponibilização prevista para 9 de novembro.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 09/08/2019

Crefito-3 notifica extrajudicialmente UnicSul por Fisioterapia em EaD

Conselho combate a abertura de cursos EaD na área da saúde e tem recebido contribuição dos profissionais do estado mobilizados por formação de qualidade.

No dia 5 de agosto, o Crefito-3 encaminhou notificação extrajudicial à reitoria do Centro Universitário Módulo (Unicsul), devido à abertura de um curso semipresencial em Fisioterapia. A ação do Crefito-3 ganhou reforço com abaixo-assinado feito por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Litoral Norte e protocolado no Conselho, em julho.

No documento, o Crefito-3 notifica a reitoria para que deixe de oferecer cursos na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional na modalidade EaD. O Conselho alerta à Instituição de Ensino que, “a formação na modalidade EaD nas áreas da Saúde, em especial na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional, é um método inadequado à formação profissional, pois não garante segurança e qualidade na formação, tampouco condições mínimas legalmente exigidas para a formação profissional”. 

No dia 9 de maio, o Crefito-3 tornou pública sua posição contrária à oferta de cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional totalmente na modalidade a distância. A moção de repúdio foi enviada a todas as instituições de ensino superior do Estado de São Paulo. O documento ressalta que, desde 2016, quando o mercado do EaD chegava aos poucos para avançar sobre a graduação na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional, o Crefito-3 já fortalecia suas estruturas para combater o modelo de ensino. 

O Crefito-3 tem atuado em várias esferas e debates, com apoio de parlamentares e autoridades políticas para evitar que a graduação totalmente a distância para Fisioterapia e Terapia Ocupacional, bem como para as demais áreas da Saúde, seja uma realidade. Além de zelar pela saúde e segurança dos pacientes e da população que necessita do serviço, o Conselho entende que o modelo de ensino coloca em risco o processo de aprendizagem dos formados. 

Registro profissional

Sem medir esforços para conter os avanços do EaD na Saúde, o Crefito-3 ainda alertou à Unicsul que os graduados à distância não serão registrados como profissionais no Conselho, notificando e reforçando que medidas judiciais podem ser adotadas. O Crefito-3 alerta que as instituições de ensino superior devem ofertar, exclusivamente, o ensino presencial em detrimento ao ensino a distância. 

No dia 29 de maio, o Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde de São Paulo (FCAFS), do qual o Crefito-3 faz parte, encaminhou o Ofício FCAFS nº47/2019 a entidades, associações e sociedades solicitando apoio contra a graduação EaD na área da Saúde.

Está prevista para o dia 26 de agosto de 2019 a realização de um evento sobre a formação EaD na área da Saúde. Embora o evento ainda esteja em construção, autoridades como a Senadora Mara Gabrilli, a Deputada Federal Alice Portugal, a Deputada Estadual Maria Lúcia Amary, o vereador Gilberto Natalini e representantes do Ministério da Saúde, Ministério da Educação serão convidados a participar de uma roda de conversa no evento moderada por um membro do GT de Educação do FCAFS.