Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS-X, de Piracicaba

Representantes do Crefito-3 irão visitar 26 municípios da região


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 29/08/2019

Fisioterapeuta em equipes de segurança e saúde do trabalho: Consulta Pública termina amanhã

Sugestão para modificações na NR-4, com a inclusão do fisioterapeuta do trabalho nas equipes de SESMT, pode ser enviada por qualquer profissional

A Secretaria de Trabalho, órgão federal vinculado ao Ministério da Economia, encerra amanhã o período para Consulta Pública para receber sugestões de modificações na Norma Regulamentadora nº 4 (NR-4). A Norma trata da composição  e dimensionamento das equipes de profissionais que compõem o SESMT - Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. 


A Norma atual não prevê a participação do fisioterapeuta. A Consulta Pública, que será encerrada amanhã, é a oportunidade para sugerir a inclusão desse profissional. As sugestões podem ser apresentadas no site da Consulta Pública http://bit.ly/ConsultaNR4


As equipes do SESMT são dimensionadas de acordo com grau de risco da atividade desempenhada e do número de trabalhadores que emprega. De acordo com o texto atual da NR-4, podem compor as equipes do SESMT os engenheiros do trabalho, técnicos de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho, além de auxiliares de enfermagem do trabalho. 


Fisioterapia nas empresas reduziria aposentadoria precoce e afastamentos


A fisioterapeuta Dra. Patrícia Rossafa Branco, atual presidente do Crefito-8, desenvolveu há alguns anos um trabalho em que apresentou dados comprovando as vantagens da atuação dos fisioterapeutas nas empresas, “garantindo que o movimento humano aconteça sempre dentro de limites que devem ser respeitados”.


Em seu estudo, Dra. Patrícia esclarece que, dentre as atribuições do fisioterapeuta do trabalho no SESMT, estariam a análise do ambiente de trabalho para identificação de fatores de risco à saúde dos trabalhadores; sugestão de medidas corretivas e preventivas; a  realização da Análise Ergonômica do Trabalho (AET), além de várias outras atividades.


Segundo Dra. Patrícia, a atuação do fisioterapeuta do trabalho tem potencial para gerar um impacto financeiro positivo para as empresas e para o Estado, diminuindo o número de aposentadorias precoces e de auxílios-doença. 


Participe


Para participar da Consulta Pública e apresentar sugestões de alteração na NR-4, acesse http://bit.ly/ConsultaNR4. É necessário fazer um cadastramento simples, disponível na página inicial do próprio site, para incluir sugestões.