Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 11/03/2020

Falso fisioterapeuta: é o terceiro caso registrado pela fiscalização do Conselho este ano

Dessa vez a denúncia veio de Guarulhos. Crefito-3 solicita investigação criminal ao Ministério Público, por contravenção prevista no artigo 47 do Decreto-Lei 3.668/41

Nesta segunda-feira, 9 de março, o Crefito-3 encaminhou ao Promotor de Justiça Criminal do Ministério Público de Guarulhos um pedido de abertura de investigação criminal. O pedido é fruto de denúncias encaminhadas ao Departamento de Fiscalização do Conselho, indicando, com provas, o exercício ilegal da Fisioterapia por um estudante do último semestre de graduação da área.


A fiscal do Crefito-3  foi até Guarulhos e - somadas às evidências encaminhada pelos denunciantes - reuniu provas suficientes que indicam a infração ao artigo 47 do Decreto-Lei 3.668/41, que considera contravenção penal o exercício de “profissão ou atividade econômica, ou anunciar que a exerce sem preencher as condições a que por lei está subordinado” .


Foram duas as denúncias que chegaram ao Conselho no final de fevereiro último, apresentando postagens em Facebook onde o denunciado se denomina fisioterapeuta. No mesmo perfil, ele comemora, em dezembro de 2019, que resta apenas um semestre para concluir sua graduação em Fisioterapia. 


Falso fisio oferece “ Fisioterapia Ortopédica, Neurológica e Desportiva”


O falso fisioterapeuta, ainda nas redes sociais - Facebook e Instagram, onde aparece na foto de perfil com jaleco com o símbolo da Fisioterapia - , descreve quais as suas áreas de atuação: Acupuntura; RPG; Quiropraxia; Pilates; Estética corporal e facial; Fisioterapia Ortopédica, Neurológica e Desportiva. Essas informações aparecem ao lado de fotos com pacientes - adultos e crianças. Em uma dessas fotos de paciente, indica que a tratou de fascite plantar.


Ao visitar a clínica da qual o falso fisioterapeuta é proprietário, a fiscal do Crefito-3 encontrou folhetos que anunciavam que ele - o falso profissional - é fisioterapeuta e que realiza avaliação física. 


A partir do envio das provas da contravenção, o caso passa a ser responsabilidade do Ministério Público de Guarulhos, que é o órgão com competência legal para solicitar a investigação criminal.


Com este novo caso, já são três os casos de exercício ilegal da Fisioterapia denunciados ao Crefito-3 em 2020. Em todos os casos, os falsos profissionais eram estudantes de graduação. Para saber mais sobre esses dois outros casos, clique aqui e aqui. Também por meio de denúncia o Crefito-3 teve o conhecimento de que uma psicóloga ministrou um minicurso sobre Reabilitação Cognitiva. O Crefito-3 encaminhou ofício ao CRP-SP para providências.