Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 31/03/2020

Profissionais recrutados pelo Crefito-3 iniciam atividades no combate ao COVID-19

Voluntários atuarão como agentes fiscais especiais para garantir a biossegurança de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que estão na frente de batalha contra o coronavírus.

Com o avanço da pandemia do COVID-19 no Brasil e da progressão dos casos de contaminação, o Crefito-3 está trabalhando para ampliar a segurança aos profissionais que estão na frente de batalha e para identificar eventuais problemas nas áreas de assistência localizadas no estado de São Paulo. Para isso, recrutou fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para atuar como voluntários em ações de fiscalização que irão garantir a biossegurança desses profissionais.


A Frente de Fiscalização Especial do Crefito-3 já organizou a atuação em 230 hospitais na Capital e no ABC Paulista. A coordenação dividiu a área em 7 equipes de fiscalização que serão capacitadas para atuar nos primeiros dias de abril. 


Início dos trabalhos

As duas primeiras turmas foram capacitadas na segunda-feira, dia 30 de março. Nesta capacitação, profissionais receberam explicações sobre as funções a serem exercidas, bem como sobre o objetivo deste grupo de fiscais especiais e as diferenças com a atuação tradicional da fiscalização do Conselho. O objetivo da ação é auxiliar o serviço de Fisioterapia nas redes pública e privada, identificar as fragilidades nessas instituições para que os gestores encontrem estratégias para garantir a segurança e para potencializar o enfrentamento à COVID-19.


Durante a capacitação foi repassado que o foco desta ação é a Biossegurança, ou seja, medidas que buscam a proteção dos profissionais da saúde e da população. Após o treinamento, as equipes iniciam os trabalhos nesta terça-feira, dia 31 de março. Munidos de  EPIs, os profissionais estarão em duplas, divididas por área geográficas de atuação. O objetivo principal é mapear o cenário relativo a oferta de EPIs e cobrar o cumprimento da recomendação do Ministério Público do Trabalho e da Resolução Coffito 515/2020.


Remuneração

Vale ressaltar que, embora seja um trabalho de voluntariado, haverá a devida remuneração aos profissionais engajados na empreitada. Por meio da Portaria Crefito-3 nº 17/2020, será concedido aos profissionais voluntários, um auxílio-representação no valor de R$408,50 por dia de trabalho para exercer a função de nas fiscalizações das redes pública e privada hospitalar, com especial atenção às UTIs, às Unidades de Internação Geral e às Unidades de Emergência e Pronto-Atendimento. A carga horária mínima exigida pelo Crefito-3 é de 20 horas por semana, com 4 a 6 horas por jornada.


Importante informar que a remuneração acompanha a mesma forma como Diretores, Conselheiros e Delegados do Crefito-3 são remunerados. A remuneração não pode ser cumulativa, tendo direito a um auxílio por dia.