Imagem da notícia

Publicado em: 02/04/2020

Crefito-3 discute sobrevivência dos negócios em tempos de quarentena

No primeiro episódio da série “Quarentena: não deixe seu negócio morrer”, o vice-presidente Dr. Adriano Rodrigues e o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro discutiram o universo da telessaúde.

Na quarta-feira, dia 1º de abril, aconteceu o primeiro episódio da live “Quarentena: não deixe seu negócio morrer” idealizada pelo Crefito-3, em parceria com o Grupo Velas, para para orientar profissionais empresários em tempos de crise. O debate foi realizado entre o vice-presidente do Crefito-3 Dr. Adriano Conrado Rodrigues e o fisioterapeuta Dr. Helder Montenegro e abordou o universo da Telessaúde. Com o avanço da pandemia da Covid-19, hospitais e profissionais da saúde passaram a aderir ao uso da telemedicina como recurso de atendimento à distância. 


Conforme relatou Dr. Adriano, “a live de ontem tentou cercar o assunto da maneira mais responsável possível, uma vez que estamos numa situação de urgência, pandemia, fundamentada na Resolução do Coffito nº516/2020, que autoriza fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais a atuarem com telessaúde e, dentro disso, teleconsulta, telemonitoramento e teleconsultoria. Isso exige responsabilidade dos profissionais, manejo com a tecnologia que será empregada, com o aporte de comunicação e também exige respeito ao Código de Ética e à segurança envolvida nas dinâmicas de atendimento remoto.” 


Primeiro episódio

O episódio desta quarta-feira inaugurou a primeira live realizada pelo Crefito-3 e registrou a ansiedade compartilhada por muitos profissionais empresários que buscam soluções para os negócios em tempos de quarentena. Com mais de dois mil acessos no primeiro dia, o debate, que passou por dificuldades técnicas no início da transmissão, tratou especificamente da atuação na telessaúde e fez uma introdução geral ao tema. Dr. Adriano e Dr. Helder reforçaram que o profissional possui todas as competências e está amparado legalmente, com resoluções do Conselho, prontuário e parâmetros assistenciais para a tomada de decisões de acordo com cada caso. Ficará a critério do profissional fazer uso ou não da telessaúde em seus pacientes. Sobre esse assunto, o episódio 21 do podcast Fisio & T.O. Em Movimento abordou a importância do Prontuário e do Termo de Consentimento na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional. O tema também foi tratado nas revistas do Crefito-3, disponíveis no site.


O segundo episódio, será transmitido nesta quinta-feira e terá a participação do fisioterapeuta Dr. Thiago Fukuda e da terapeuta ocupacional e conselheira do Coffito Dra. Ana Rita Lobo, que, juntos do Dr. Helder Montenegro, irão abordar as características do atendimento na telessaúde. Recentemente, Dr. Fukuda participou do programa “Combate ao Coronavírus”, da Rede Globo, ao falar sobre a importância do uso da Tele-Fisioterapia em pacientes que estão em tratamento fisioterapêutico durante a quarentena.


Dr. Adriano explicou que o segundo episódio será especificamente sobre o processo de trabalho em telessaúde, desde avaliação, protocolos e manejo das condutas de forma remota. “A telessaúde é extremamente relevante porque é um instrumento que previne a desassistência aos pacientes e é uma boa forma de comunicação entre profissionais da equipe, educação continuada, e também uma maneira de mantermos os negócios ativos, clínicas e consultórios, atendimentos e, por consequência, ganhos financeiros”. 


As lives acontecerão até o dia 6 de abril, às 19 horas no Instagram do Crefito-3.