Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 03/04/2020

Celebridades fazem depoimentos a fisioterapeutas pela atuação no combate à COVID-19

Lideranças, artistas, personalidades, atletas e outros profissionais têm enviado ao Crefito-3 mensagens positivas aos fisioterapeutas que estão nas frentes de batalha contra o coronavírus.

Durante a epidemia que o novo coronavírus trouxe, os protagonistas dessa luta são todos os profissionais da saúde. Mas, muita gente ainda destaca figuras como a do médico e do enfermeiro, e se esquecem de outros tão importantes quanto, como os fisioterapeutas. Por isso, o Crefito-3 criou a campanha #FisioterapeutaFazDiferenca para encorajar esses profissionais e valorizar a categoria. Paolla Oliveira, Mário Sérgio Cortella, Alexandre Padilha são algumas das personalidades que tiveram seus depoimentos com mensagens de apoio e positividade aos muitos fisioterapeutas que compõem as equipes que atuam no combate ao coronavírus.

Os fisioterapeutas
Assim como todos os profissionais da área da saúde, que atuam no ambiente hospitalar, o fisioterapeuta, que muitas vezes tem sido esquecido de ser citado, também está na linha de frente no combate a pandemia do COVID-19, principalmente na Unidades de Terapia Intensiva, as UTI. No ano passado, o Brasil comemorou 50 anos de regulamentação da profissão de fisioterapeuta e hoje possui, aproximadamente, 280 mil destes profissionais. Em São Paulo, eles somam mais de 80 mil.

Papel de atuação?
Na maioria dos hospitais do Brasil, são os fisioterapeutas que manipulam os ventiladores mecânicos artificiais, que prestam assistência para manter o melhor funcionamento do sistema respiratório quando o paciente está em ventilação mecânica invasiva, manipulam a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, removem as secreções do pulmão do paciente. Essas técnicas são específicas da Fisioterapia, e, além disso, são esses profissionais que prestam assistência para manter ativos, dentro deste ambiente, os músculos de braços e pernas do paciente, sempre atuando em conjunto com as outras equipes de profissionais da área da saúde.


Fique ligado! Em nossos canais de comunicação, divulgaremos novos depoimentos para valorizar, enaltecer e compartilhar a importância da Fisioterapia não só na pandemia da COVID-19, mas na área da saúde como um todo. A esses profissionais e aos demais da área da saúde, nossos mais sinceros agradecimentos, admiração e respeito por, heroicamente, colocarem suas vidas em risco para salvar outras vidas.