Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 11/04/2020

Vêm aí, lives exclusivas para terapeutas ocupacionais no enfrentamento ao coronavírus

“Juntos com a T.O. até o final” vai englobar temas dedicados ao debate da profissão em meio à pandemia. Lives serão realizadas às terças-feiras no Instagram do Crefito-3 até o final da crise.

Na próxima terça-feira, dia 14 de abril, vai acontecer a primeira live do Crefito-3 exclusiva para terapeutas ocupacionais. Como estamos vivendo um período de combate à pandemia causada pela COVID-19, as lives irão abordar diversos assuntos relacionados à profissão e ao coronavírus. “Cuidando de quem cuida em tempos de pandemia” é o tema a ser apresentado pelo vice-presidente do Crefito-3 Dr. Adriano Conrado Rodrigues e pela terapeuta ocupacional Dra. Fábia Cilene Dellapiazza. Conforme explicou Dra. Fábia, “a vida e a morte, a saúde e a doença são paradigmas que o profissional da saúde lida diariamente. São vários pacientes, cada qual com sua demanda e isso é um causador de estresse bastante grande”. 

 

T.O. no enfrentamento


Devido à formação em saúde mental e Acupuntura, Dra. Fábia recorre a essas práticas no tratamento de seus pacientes. “Essa  ferramenta é extraordinária para os profissionais que me procuram no consultório, que são da área da saúde. A maioria é decorrente de transtornos de ansiedade, depressão, transtornos alimentares, transtornos de sono que a vida estressante traz.” A terapeuta ocupacional afirmou que priorizar o dia a dia de um cuidador que está na linha de frente da COVID-19 é uma tarefa muito complexa. 


Dra. Fábia afirmou que nem sempre os profissionais de saúde procuram, inicialmente, a Acupuntura ou profissionais da área de saúde mental para aliviar seus sintomas. “Geralmente, a terapêutica medicamentosa é a primeira escolha porque precisam de um alívio rápido para dar continuidade em suas tarefas. Como isso é muito recorrente, é necessário uma reorganização, equilíbrio, diálogo com outro profissional. No caso, o terapeuta ocupacional é fundamental para agir de modo que não haja reincidência dos sintomas, onde vejo procura e adesão ao tratamento de acupuntura com profissional da área de reabilitação”. 


Para ela, o terapeuta ocupacional é um profissional indispensável ao enfrentamento do COVID-19, onde tanto a quarentena quanto as rupturas e demandas decorrentes dela, norteiam o olhar e a prática desse profissional. “E assim, esse é o olhar terapêutico ocupacional  lançado aos profissionais da saúde, que assumem, para além de si, uma condição de responsabilidade sobre o enfrentamento vivido pelo outro. Ou seja, um duplo enfrentamento.” 


“Juntos até o final”


O Crefito-3 também vai realizar lives exclusivas para fisioterapeutas. Sempre às segundas-feiras, às 19h00, pelo Instagram. As lives exclusivas para T.O. acontecerão todas às terças-feiras, às 19 horas. As lives terão duração de uma hora, quando o Instagram corta a transmissão.