Últimas Notícias

Crefito-3 EDUCA #137: Estratégias de Educação de Pacientes para Melhora de Desfechos Clínicos


Crefito-3 realiza conferência sobre o protagonismo negro na ciência

Evento do Crefito-3 promove reflexões sobre protagonismo negro, equidade racial e práticas antirracistas na formação, na ciência e no exercício profissional


RESUMO SEMANAL

Isenção da Anuidade para doenças graves, Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais, agenda de eventos, e muito mais…


Justiça valida atuação de fisioterapeutas em perícias no Pará

Decisões do Judiciário paraense asseguram prerrogativa profissional na esfera técnica


Coffito abre Consulta Pública do Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais

Participação da categoria é necessária para a melhor construção do RBPTO. Prazo para contribuir é até 30 de novembro de 2026


Vai precisar de algum serviço do Crefito-3? Antecipe suas solicitações até 28 de outubro

A migração para a plataforma Implanta prevê a suspensão temporária de serviços entre 29 de outubro e 8 de novembro. O novo sistema tem disponibilização prevista para 9 de novembro.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 28/08/2020

COVID-19: número de profissionais da saúde infectados já passa dos 250 mil

Segundo Ministério das Saúde, número de profissionais da área da saúde infectados pela COVID-19 chega a 257 mil e 226 trabalhadores do setor morreram com a doença.

Relatórios do Ministério da Saúde revelam um alarmante dado sobre o número de profissionais da saúde contaminados com a COVID-19. Os casos já passam dos 250 mil, o número de mortes superam 226 e já se fala de uma segunda onda de contaminação de profissionais da saúde. 


Desde o início da pandemia, o Crefito-3 trabalha com foco na proteção aos profissionais.  Desde o início da pandemia, o Crefito-3 se manteve preocupado com a saúde e a biossegurança dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que estão na linha de frente no combate à COVID-19 e no salvamento de vidas. 


Série de ações


Para garantir a segurança daqueles que estão na linha de frente do combate, desde o início da pandemia, o Crefito-3 vem trabalhando uma série de ações em prol da saúde, da biossegurança, da melhor informação e da capacitação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do estado de São Paulo.


Várias dessas ações foram encabeçadas pela Frente de Coordenação de Agentes Fiscais Especiais, grupo de especialistas reunido pelo Crefito-3, que atuou de forma contundente para a garantia da biossegurança dos profissionais das frentes de batalha. Essa equipe foi a responsável por planejar as ações que garantiram a biossegurança dos profissionais em hospitais e UTIs; pela convocação de agentes fiscais especiais e pela capacitação desses agentes fiscais, que visitaram todos os hospitais do Estado. Esses profissionais também foram os responsáveis pela elaboração de cartilhas de orientação e com abordagens mais amplas do momento da COVID-19.


O Crefito-3 ainda tem distribuído face shields para garantir proteção aos profissionais; compôs uma força-tarefa para atender os profissionais das UTIs no plantão tira-dúvidas e elaborou, gravou e disponibilizou a websérie - para YouTube - à beira leito, com demonstrações de práticas de UTI. Outra estratégia do Conselho inclui a realização das lives “Juntos com a Fisio e Juntos com a T.O. até o final”, que aborda a temática da pandemia. Ao todo já foram realizadas 80 lives desde abril. 


Segunda onda de infecção

O alerta sobre uma segunda onda de infecção de profissionais da saúde por COVID-19 foi tema de discussão do “Descomplica, que hoje é 5ª”, que aconteceu no dia 27 de agosto e teve a fisioterapeuta Dra. Cíntia Johnston como palestrante. Esse mesmo tema também será tratado na próxima edição do “Descomplica que hoje é 5ª”, de forma mais ampliada com outros gestores hospitalares. A edição de 3 de setembro do “Descomplica, que hoje é 5ª” ampliará os debates sobre este tema ouvindo experiências dos fisioterapeutas Dra. Cíntia Johnston, Dr. Thalis Henrique da Silva, Dra. Leda Renata Junqueira e Dra. Mariana Sacchi Pitta.


O Crefito-3 permanece atuante para garantir a biossegurança e capacitação dos profissionais que estão na linha de frente da COVID-19. Todo o material produzido está no site do Crefito-3, nos canais de comunicação e encaminhado por e-mail aos profi