Imagem da notícia

Publicado em: 09/10/2020

A 5 dias do fim do prazo, 19 mil jurisdicionados ainda estão irregulares

A não regularização da pendência impede o profissional de votar nas Eleições 2020 do Crefito-3 e acarreta em multa no valor de 20% da anuidade do ano em que ocorrer a eleição.

Nesta terça-feira, dia 6 de outubro, o Departamento Financeiro do Crefito-3 comunicou que mais 19.636 profissionais inscritos ainda não regularizaram pendências junto ao Conselho. Assim que a Comissão Eleitoral definiu prazo para a regularização, o Crefito-3 informou em seus diversos canais de comunicação sobre a importância de regularizar as pendências com antecedência, a fim de evitar problemas como o impedimento de votar nas Eleições 2020 do Crefito-3 e multa. 


De acordo com o Departamento Financeiro, muitos profissionais que estão com algum débito não atualizaram dados cadastrais no Conselho e outros nem endereço de e-mail possuem, o que dificulta o trabalho do departamento, que tem alertado constantemente sobre o encerramento do prazo para regularização, que é na terça-feira, dia 13 de outubro. 


Multa

Após encerramento do prazo de 13 de outubro, o profissional que não regularizou a pendência ficará impossibilitado de votar e isso acarretará em multa. De acordo com o artigo 3º da Resolução Coffito nº 519/2020, há previsão de multa em caso de não votação, no valor de 20% da anuidade do ano em que ocorrer a eleição. A multa é emitida em nome do profissional através de boleto bancário. 


Em caso de dúvidas sobre a existência de alguma pendência junto ao Conselho, no site do Crefito-3, na área exclusiva boletos, o profissional pode consultar, via CPF ou CNPJ, se há alguma parcela em aberto ou alguma outra pendência. Pode também entrar em contato com o Crefito-3 e confirmar se há ou não pendência. Para regularizar pendências referentes à inscrição, o profissional pode enviar um email para srp@crefito3.org.br. Já para as pendências financeiras, o contato é o financeiro@crefito3.org.br. 


Atualize seu cadastro

É importante lembrar que as Eleições 2020 do Crefito-3 serão totalmente online. É fundamental que o profissional mantenha seu cadastro atualizado e que sempre verifique a caixa de e-mail e de spam. Os profissionais de São Paulo são rotineiramente informados por e-mail, além de o Conselho utilizar todos os seus canais de comunicação para fazer isso. 


Importante lembrar que manter o cadastro atualizado é dever do profissional fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional. Conforme o Artigo 3º do Código de Ética da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional (Resoluções Coffito nº 424/2013 e nº 425/2013), “para o exercício profissional da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional é obrigatória a inscrição no Conselho Regional da circunscrição em que atuar na forma da legislação em vigor, mantendo obrigatoriamente seus dados cadastrais atualizados junto ao sistema COFFITO/CREFITOs.”