Últimas Notícias

Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 29/01/2021

Coffito divulga valor atualizado do Coeficiente para cálculo do RNPF e RNPTO

Parâmetro para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais definirem valor de seus procedimentos, RNPF e RNHTO são calculados sobre um coeficiente, que em 2021 vale R$ 0,65

O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) publicou o novo valor definido para o Coeficiente de Valoração (CV) e o Coeficiente de Honorários, respectivamente,  para os procedimentos de Fisioterapia e para os procedimentos de Terapia Ocupacional. Em 2021, o CV e o CHTO  valem R$ 0,65.


O CV  e o CHTO são as bases para o cálculo dos valores previstos no Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (RNPF) e para o Referencial Nacional de Honorários Terapêutico Ocupacionais (RNHTO), que definem parâmetros para a precificação dos procedimentos realizados por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.


A última revisão do CV (antigo CHF, Coeficiente de Honorários Fisioterapêuticos) havia sido realizada em 2020 pela Comissão de Referencial Nacional de Procedimentos Fisioterapêuticos (CRNPF). O valor é revisado anualmente e é calculado sobre a variação do Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – IPC/FIPE, no acumulado entre janeiro e dezembro do ano anterior. O mesmo procedimento vale para a atualização do CHTO.



Como utilizar o CV e o CHTO?

Para cada procedimento, o valor do CV - ou do CHTO -  deve ser multiplicado pelo valor correspondente a este procedimento no RNPF, ou no RNHTO, para que o profissional tenha um parâmetro dos valores em Reais. 


Para cada procedimento descrito no respectivo Referencial Nacional, é possível aplicar uma variação de 20% para menos nos valores, considerando as características econômicas de cada região do Brasil. 


Em atendimentos onde o profissional seja um especialista com título chancelado  por sua associação e reconhecido pelo Coffito, a precificação terá um acréscimo de 20% em seu valor. 

Os profissionais podem, ainda, acrescentar 50% sobre os valores, em caso de procedimentos de urgência e emergência realizados no período das 19h às 7h do dia seguinte, e 100% em qualquer horário de domingos e feriados, conforme previsto na legislação trabalhista e nos Acordos Coletivos de Trabalho.


Para ver  os valores do RNPF já calculados de acordo com o CV para 2021 (já convertido em Reais) , clique aqui.


Para ver  os valores do RNHTO já calculados de acordo com o CV para 2021 (já convertido em Reais) , clique aqui.