Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 20/05/2021

20 de maio: reconhecimento da Especialidade de Fisioterapia do Trabalho

A saúde do trabalhador é uma das áreas de atuação deste profissional, que trata e previne lesões no ambiente laboral público ou privado e ainda pode atuar como perito judicial do trabalho.

Nesta quinta-feira, dia 20 de maio, é comemorado o reconhecimento da especialidade de Fisioterapia do Trabalho por meio das Resoluções COFFITO nº 351/2008 e nº465/2016, que reconheceram e disciplinaram a atividade do fisioterapeuta neste campo de atuação. Conforme explicou a fisioterapeuta e Conselheira do CREFITO-3 Dra. Karina Bottcher Ribeiro Turquetto, a Fisioterapia do Trabalho atua em ambientes corporativos e somente na atenção primária tendo como principal objetivo a prevenção e a manutenção da saúde do trabalhador e, para isso, utiliza-se de conhecimentos científicos como a biomecânica, ergonomia e atividades laborais. “Atuamos em empresas, tribunais e Instituições de Ensino Superior com consultorias, assessorias, perícias judiciais e docência. Dentre os inúmeros benefícios, podemos destacar o cuidado com a saúde do trabalhador, o qual favorece não apenas o empregado, mas também o empregador”. 


Sobre a especialização na área, Dra. Karina disse que o fisioterapeuta irá aprofundar seu conhecimento em biomecânica laboral, distúrbios musculoesqueléticos relacionadas ao trabalho, ergonomia, gestão ergonômica e perícia judicial, ferramentas fundamentais para uma boa atuação. 


Fisioterapia do Trabalho e Covid-19


Embora a pandemia tenha afetado diversos setores da sociedade, outros, vivenciaram crescimento e destaque, como a especialidade da Fisioterapia do Trabalho, devido à migração dos setores administrativos para o home office. “Cada vez mais, empresas e trabalhadores vêm buscando o auxílio do fisioterapeuta para orientações referentes ao trabalho remoto. Orientar os trabalhadores quanto ao seu novo posto de trabalho, e instruí-los quanto a importância de manter um ambiente seguro e uma postura ideal, tem sido o maior desafio nesse momento atual”, disse. 


Quanto ao futuro da especialidade, Dra. Karina acredita que “a Fisioterapia do Trabalho ganhará ainda mais espaço no mercado de trabalho, devido algumas normas de saúde e segurança impostas pelo governo a partir desse ano, e a busca das empresas pela excelência do nosso trabalho no meio corporativo. Motivo de grande alegria para nós!”