Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 27/05/2021

27 de maio: Dia do Profissional Liberal

A data é uma homenagem aos profissionais liberais, aqueles que prestam serviços de modo liberal, sem possuírem vínculo empregatício com uma empresa determinada.

Nesta quinta-feira, dia 27 de maio, é celebrado o Dia do Profissional Liberal. A data, além de ser uma homenagem aos profissionais autônomos, também resgata a aprovação do Decreto de Lei nº 35.575, assinado pelo presidente Getúlio Vargas, em 27 de maio de 1954. O decreto reconhece a Confederação Nacional dos Profissionais Liberais (CNPL), para fins de estudo, coordenação, proteção, reivindicação e representação legal dos profissionais liberais.


No ano de 1985, a CNPL se tornou referência na defesa dos direitos e definições dos deveres dos profissionais liberais no Brasil, quando o presidente José Sarney constituiu a Lei nº 7.316, de 28 de maio, que atribui às entidades sindicais que integram a Confederação o mesmo poder de representação dos sindicatos representativos das categorias profissionais diferenciadas, nas ações individuais e coletivas de competência da Justiça do Trabalho.


Quem é o profissional liberal?


Segundo o Estatuto da Confederação Nacional das Profissões Liberais, profissional liberal é aquele legalmente habilitado a prestar serviços de natureza técnico-científica, de cunho profissional, com a liberdade de execução que lhe é assegurada pelos princípios normativos de sua profissão, independentemente do vínculo da prestação de serviço. Por ter formação técnica ou superior em determinada área do conhecimento, a maioria dos profissionais liberais necessitam estar registrados em um Conselho de Classe, como os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que estão registrados no CREFITO-3, e cumprir deveres éticos junto ao Conselho e à população para quem presta os serviços. 


Tributos


Uma das características que envolvem o universo dos profissionais liberais diz respeito à tributação. Além do Imposto de Renda, que deve ser declarado como Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, os profissionais liberais também devem pagar INSS, PIS e ISS. Por isso, ao trabalhar por contra própria ou prestar serviços para pessoas físicas, o profissional deve se atentar ao controle dos tributos.


Desta forma, é recomendável que todos os serviços prestados sejam escriturados e, posteriormente, detalhados na declaração do Imposto de Renda, para que o profissional não caia na malha fina e tenha prejuízos financeiros e outras penalidades. Daí a importância da contabilidade para profissionais liberais, para gerir as questões tributárias, assim como manter o controle das informações a respeito da própria atividade exercida, do mercado em que atua, dos clientes, da concorrência e uma série de outras questões relevantes para crescimento do negócio.