Últimas Notícias

Crefito-3 EDUCA #137: Estratégias de Educação de Pacientes para Melhora de Desfechos Clínicos


Crefito-3 realiza conferência sobre o protagonismo negro na ciência

Evento do Crefito-3 promove reflexões sobre protagonismo negro, equidade racial e práticas antirracistas na formação, na ciência e no exercício profissional


RESUMO SEMANAL

Isenção da Anuidade para doenças graves, Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais, agenda de eventos, e muito mais…


Justiça valida atuação de fisioterapeutas em perícias no Pará

Decisões do Judiciário paraense asseguram prerrogativa profissional na esfera técnica


Coffito abre Consulta Pública do Referencial Brasileiro de Procedimentos Terapêuticos Ocupacionais

Participação da categoria é necessária para a melhor construção do RBPTO. Prazo para contribuir é até 30 de novembro de 2026


Vai precisar de algum serviço do Crefito-3? Antecipe suas solicitações até 28 de outubro

A migração para a plataforma Implanta prevê a suspensão temporária de serviços entre 29 de outubro e 8 de novembro. O novo sistema tem disponibilização prevista para 9 de novembro.


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 12/06/2021

13 de junho: Dia do Fisioterapeuta do Trabalho

Especialidade da Fisioterapia foi reconhecida por meio da Resolução COFFITO nº 351, em 13 de junho de 2008

Neste domingo, dia 13 de junho, é comemorado o Dia do Fisioterapeuta do Trabalho. A especialidade da Fisioterapia foi reconhecida por meio da Resolução COFFITO nº 351, em 13 de junho de 2008.


Conforme explicou a fisioterapeuta e Conselheira do CREFITO-3 Dra. Karina Bottcher Ribeiro Turquetto, a Fisioterapia do Trabalho atua em ambientes corporativos e somente na atenção primária tendo como principal objetivo a prevenção e a manutenção da saúde do trabalhador e, para isso, utiliza-se de conhecimentos científicos como a biomecânica, ergonomia e atividades laborais. “Atuamos em empresas, tribunais e Instituições de Ensino Superior com consultorias, assessorias, perícias judiciais e docência.

Dentre os inúmeros benefícios, podemos destacar o cuidado com a saúde do trabalhador, o qual favorece não apenas o empregado, mas também o empregador”. 


Dentre outros pontos, o reconhecimento da Especialidade de Fisioterapia do Trabalho encontrou respaldo na Lei Federal n.º 8080/90 (Lei Orgânica da Saúde) que, em seu artigo 6º, parágrafo 3º, regulamentou os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador como “um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de  trabalho”. Além disso, a Resolução COFFITO nº 351 reforça que o fisioterapeuta é profissional autônomo com competências e habilidades para atuar no âmbito da saúde funcional do trabalhador.


O CREFITO-3 cumprimenta todos os Fisioterapeutas do Trabalho que atuam com dedicação na promoção de saúde e bem-estar dos trabalhadores!