Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 06/08/2021

06 de agosto: Dia Nacional dos Profissionais de Educação

Instituída pela Lei 13.054/14, a data tem como objetivo prestar homenagem a todos os trabalhadores que lidam com a educação no espaço escolar na formação de crianças e adolescentes.


Nesta sexta-feira, dia 6 de agosto é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação. A data foi instituída pela Lei nº 13.054, de 22 de dezembro de 2014, e tem por objetivo homenagear todos os trabalhadores que atuam no âmbito escolar e da educação. Recebem a homenagem Professores, Pedagogos, Coordenadores, Diretores, Supervisores, Monitores, Secretários e Inspetores. 


Falar em educação brasileira implica em relembrar quem foi Paulo Freire: o Patrono da Educação Brasileira. O educador e filósofo brasileiro é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Autor da "Pedagogia do Oprimido", Paulo Freire defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para então poder transformá-lo. 

Declaração de Posicionamento

A Comissão de Educação, Ensino e Pesquisa do Crefito-3 elaborou a Declaração de Posicionamento acerca do Dia Nacional dos Profissionais da  Educação. No documento, a Comissão entende que “o conhecimento é algo que nada e nem ninguém pode nos tirar e com as últimas mudanças políticas administrativas em nosso país, que tem favorecido o aumento das vulnerabilidades e aumento das desigualdades sociais, defender uma educação pública e privada de qualidade, escolas com materiais didáticos adequados, estrutura arquitetônica acessível para todas as pessoas, qualificação para os profissionais, profissionais comprometidos eticamente, politicamente e administrativamente com as suas responsabilidades e remuneração digna, é parte do nosso processo de defesa.”

O documento reforça também que “a educação é a grande aposta para a construção de uma sociedade ética e comprometida com o seu processo de desenvolvimento, devemos olhar com mais atenção ao nosso redor e nos questionar o quanto temos nos debruçado para problematizar e defender a educação e todos os processos que a envolve. É importante sempre reforçar que estamos lutando por melhores condições de trabalho para todos os trabalhadores envolvidos nos processos de educação e por isto datas como estas precisam sempre ser comemoradas e reforçadas.”