Últimas Notícias

Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 25/10/2021

Crefito-3 cria Câmara Técnica de Prática Baseada em Evidência

A Prática Baseada em Evidências (PBE) é um processo de tomada de decisão que combina a melhor evidência científica disponível, com a experiência clínica e as preferências do paciente.

No dia 16 de setembro, o Crefito-3 publicou a Portaria nº 118, que cria a Câmara Técnica de

Prática Baseada em Evidência (PBE), com o objetivo de capacitar fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais para que consigam associar sua expertise profissional às melhores evidências científicas disponíveis, respeitando-se as individualidades dos pacientes/clientes/usuários.


Conforme explicou a terapeuta ocupacional Dra. Jady Luara Veríssimo, Coordenadora da Câmara Técnica de Prática Baseada em Evidência, em conjunto com a fisioterapeuta Dra. Jane Suelen,  “atualmente há um grande volume de pesquisas e artigos científicos publicados, porém a grande maioria são de baixa qualidade metodológica o que compromete a veracidade dos resultados. Isto dificulta a implementação do conhecimento científico na prática clínica pelos profissionais da saúde, que em sua grande maioria não tem conhecimentos técnicos para encontrar e distinguir as melhores evidências disponíveis”. 


A criação da Câmara Técnica de Prática Baseada em Evidências levou em consideração as Resoluções nº424 e nº 425 de 08 de julho de 2013, que estabelece, respectivamente, sobre o Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia e Terapia Ocupacional e declara que os profissionais destas áreas devem se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos técnicos, científicos e culturais, capacitando-se em benefício da população a qual presta assistência, inserindo-se em programas de educação continuada e de educação permanente.  “Compete ao Crefito-3 zelar pela observância dos princípios deste código e a presente Câmara Técnica possibilitará um espaço de troca de saberes, que inclui a capacitação destes profissionais para o uso das melhores evidências científicas dentro de sua prática clínica”, disse Dra. Jady.