Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 16/11/2021

Novembro Azul: mês de combate ao câncer de próstata

Campanha alerta para o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, que causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

A campanha Novembro Azul chegou mais uma vez para alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens que causa a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Além de orientar sobre este tipo de câncer, a campanha também reforça a necessidade de conscientização em prol da saúde do homem.


De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Esta glândula se localiza abaixo da bexiga e à frente do reto e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Fatores como idade avançada, hereditariedade, excesso de gordura corporal e exposição a aminas aromáticas, arsênio, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.


Sinais e sintomas


Na fase inicial, o câncer da próstata apresenta evolução silenciosa. “Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal”, explica o INCA.


A detecção precoce é uma das ferramentas utilizadas para encontrar um tumor numa fase inicial e possibilitar maior chance de tratamento bem sucedido. “A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce), ou de pessoas sem sinais ou sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico)”, explica o INCA.