Últimas Notícias

Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 24/11/2021

Justiça determina que laboratório aceite exames solicitados por fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Estabelecimento se recusou a realizar exame complementar solicitado por um profissional, sob a alegação de que o pedido somente poderia ser efetuado por médico.

Na terça-feira, dia 19 de outubro, a Justiça proferiu decisão a favor dos fisioterapeutas e dos terapeutas ocupacionais e determinou que o laboratório Fleury S/A se abstenha de recusar a realização de exames complementares solicitados por estes profissionais fisioterapeutas, sob pena de multa. 


Segundo a denúncia encaminhada ao Crefito-3, o laboratório estaria se recusando a realizar exame complementar solicitado por um fisioterapeuta a um de seus pacientes, sob a alegação de que o pedido somente poderia ser efetuado por profissional médico. Em ofício enviado ao estabelecimento, o Crefito-3 apontou as ilegalidades no procedimento em questão, bem como todas as decisões judiciais já proferidas sobre o assunto. No entanto, não obteve manifestação por parte do laboratório. 


A Procuradoria Jurídica do Crefito-3 sustentou na ação que a manutenção da negativa abusiva e ilegal pelo laboratório fere os direitos dos profissionais inscritos no Crefito-3, bem como coloca em risco a saúde dos cidadãos que são atendidos por estes profissionais. Conforme a Resolução nº80/87, editada pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), é permitido ao fisioterapeuta buscar todas as informações necessárias ao acompanhamento evolutivo do tratamento de qualquer pessoa, podendo ele solicitar laudos técnicos e exames complementares inerentes ao desenvolvimento de suas atividades. “Visto que não há na lei qualquer restrição em relação ao fisioterapeuta e terapeuta ocupacional poderem solicitar exames complementares, desde que tais exames guardem estrita similitude com o desiderato do cumprimento fiel de seu ofício, não sejam invasivos e não exijam a utilização de medicamentos para a sua realização, procede o pedido formulado na inicial”, diz a sentença. 


Com estes argumentos, a Justiça julgou procedente o pedido formulado na petição inicial do Crefito-3 e determinou que o laboratório Fleury S/A se abstenha de recusar a realização de exames complementares solicitados por fisioterapeutas, desde que tais exames guardem

estrita similitude com o desiderato do cumprimento fiel de seu ofício, não sejam invasivos e não exijam a utilização de medicamentos para a sua realização.