Últimas Notícias

Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


CREFITO-3 publica parecer técnico que reforça legitimidade do uso da Tabela TUSS por fisioterapeutas

A Câmara Técnica de Saúde Suplementar do CREFITO-3 publicou o Parecer Técnico nº 01/2025, que responde a uma demanda da Ouvidoria sobre glosas em procedimentos fisioterapêuticos com base na justificativa de “uso específico da Fisiatria”


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 04/08/2022

Crefito-3 participou das discussões do 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental

Evento discutiu a política de saúde mental, a luta antimanicomial e o futuro das políticas de proteção social no Brasil. O Crefito-3 foi representado pelas conselheiras terapeutas ocupacionais

Foi realizado em São Paulo, entre os dias 21 e 24 de julho, o 8º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME).


O Congresso contou com cerca de 3 mil participantes e foi uma oportunidade para a troca de conhecimentos da comunidade acadêmica, trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), familiares e usuários dos serviços de saúde mental. Foi também um espaço para discussão das problemáticas cotidianas e de suas diferentes formas de enfrentamento.


Dentre as atividades da programação, foram realizadas mesas-redondas, rodas de conversa e debates. Durante o evento, também ocorreu a Feira de Economia Solidária, com exposição de artes e projetos de geração de renda.


Tiveram destaque na evento os debates sobre as políticas públicas de álcool e drogas;  saúde mental na infância; direitos humanos; racismo e saúde mental; identidade de gênero e saúde mental. 


Presença das conselheiras terapeutas ocupacionais


O 8º congresso da ABRASME contou com a atuação do Crefito-3 na organização do evento, além da participação de três conselheiras terapeutas ocupacionais durante o evento: a vice-presidente, Dra. Patrícia Rocha; a diretora-tesoureira Dra. Carolina Salado, e a conselheira efetiva, presidente da Comissão de Ética e Deontologia de Terapia Ocupacional e coordenadora da Comissão de Assuntos Parlamentares do Crefito-3, Dra. Fernanda Leandro Ribeiro.


Compondo a mesa de abertura do 8º Congresso, a Dra. Fernanda abordou o problema do desmonte da RAPS, que tem perdido investimento ao longo dos últimos anos, e o impacto que isso gera na qualidade da assistência. “A Terapia Ocupacional defende o direito dos usuários que acompanhamos às ocupações humanas e aos espaços da cidade onde essas ocupações acontecem; espaços onde pode haver a participação social: a rua, os espaços de trabalho, estudo, lazer e cultura ”, destacou a Dra. Fernanda durante a sessão de abertura do evento.