Últimas Notícias

Sede e subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento nos dias 16 e 17 de fevereiro


Subsede do Crefito-3 em Osasco não prestará atendimento nos dias 19 e 20 de fevereiro


Participe do I Simpósio Científico de Fisioterapia na Abordagem da Dor


Crefito-3 promove Mutirão de Conciliação de Débitos

Profissionais poderão regularizar pendências junto ao Conselho.


Crefito-3 na Estrada estará nos municípios do DRS XVII, de Taubaté

Representantes do Crefito-3 irão visitar 39 municípios da região


Janeiro Branco: saúde mental começa na rotina e nas escolhas do cotidiano

A Terapia Ocupacional ensina que a organização da vida diária, os vínculos sociais e as atividades com sentido são elementos que promovem o bem-estar psíquico


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 30/08/2022

30 de agosto: Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla

Celebrada em 30 de agosto, a data reforça a importância do diagnóstico da doença que atinge principalmente pessoas entre 18 e 55 anos, segundo o Ministério da Saúde.

De acordo com a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), a data foi celebrada pela primeira vez em 2006 e visava buscar algo de representatividade nacional que aumentasse a visibilidade da Esclerose Múltipla, seus pacientes e os desafios por eles enfrentados no dia a dia. A escolha da data faz uma homenagem à fundadora da ABEM, Ana Maria Levy, que nasceu em 30 de agosto. 


Embora não haja uma causa específica para a esclerose múltipla, alguns fatores podem ser considerados, como a predisposição genética, com a alteração de alguns genes que fazem parte do processo regulatório do sistema imunológico; e fatores ambientais que afetam o bom funcionamento do organismo.


Dentre os sintomas da doença, estão a dificuldade em controlar a urina; visão turva; fadiga; perda de força muscular; formigamento nas extremidades do corpo; fraqueza; sensação constante de “perna que dorme”; falta de equilíbrio; perda visual; visão dupla espasmos musculares; dificuldades cognitivas; impotência sexual; tontura ou vertigem e fala anasalada.


A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional estão entre as equipes multiprofissionais de saúde que possuem importante atuação em pacientes com EM e são parte fundamental do processo de reabilitação e manutenção da capacidade funcional do paciente, bem como na busca pela ressignificação ocupacional do indivíduo e tudo à sua volta, pela qualidade de vida e pelo convívio com a doença.