Últimas Notícias

CREFITO-3 firma Termo de Cooperação Técnica com o município de Tanabi (SP) para fortalecer a assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O CREFITO-3 recebeu o secretário municipal de Saúde de Tanabi (SP), Lucas Tadeu Pereira Michelini, para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O documento foi formalizado pelo presidente do Conselho, Dr. Raphael Ferris.


Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 07/11/2022

7 de novembro: Dia do Terapeuta Ocupacional Especialista em Contextos Sociais

Hoje é Dia do Terapeuta Ocupacional Especialista em Contextos Sociais. Em 7 de novembro de 2011, por meio da Resolução Coffito nº 406, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional disciplinou a Especialidade Profissional Terapia Ocupacional nos Contextos Sociais.


São áreas de atuação do Terapeuta Ocupacional Especialista Profissional em Terapia Ocupacional nos Contextos Sociais, entre outras,  Assistência social; Cultura; Educação; Cidadania e justiça; Desenvolvimento e meio ambiente; Comunidades e saberes tradicionais; População em situação de rua e nomadismo; Situações de calamidade e conflito seguidos de violência; Migração e deslocamentos.


Podem se beneficiar da atuação do terapeuta ocupacional especialista em Contextos Sociais usuários dos serviços de assistência social, adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, população prisional, povos tradicionais, população em situação de rua e todas as pessoas, grupos ou coletivos que tenham dificuldades para acesso aos direitos sociais e ocupacionais.


O Terapeuta Ocupacional Especialista Profissional em Terapia Ocupacional nos Contextos Sociais pode exercer atribuições como Coordenação; Gestão; Direção; Chefia; Responsabilidade Técnica; Planejamento; Ensino/Extensão; Consultoria; Auditoria; Perícia; Assessoria; Supervisão e orientação, entre outras. Este profissional também pode exercer suas atividades profissionais em todos os níveis de atenção à saúde em locais, estabelecimentos ou ambientes Públicos; Militares; Privados; Terceiro Setor; Instituições de Ensino Superior e outros.