Nos dias 7 e 8 de novembro, das 11h às 18 horas, o Crefito-3 estará presente na feira com o TECFISIO|TO, Seminário de Tecnologias Avançadas em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Deliberação do CES-SP, articulada com o FCAFS-SP, repudia o ensino a distância na área da saúde e pede revisão de normas do MEC
Publicado em: 08/11/2022
8 de novembro: Dia do fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Esportiva
Hoje é o Dia do Fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Esportiva. Em 8 de novembro de 2007, através da Resolução nº 337/2007, o Coffito reconheceu a Especialidade de Fisioterapia Esportiva. A atuação do fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Esportiva se caracteriza pelo exercício profissional desde a promoção de atenção básica direta à saúde do paciente, por meio do diagnóstico cinético-funcional, bem como a eleição e execução de métodos fisioterapêuticos pertinentes a este. Indicada para todas as idades, a Fisioterapia Esportiva é uma especialidade focada em ações específicas para atletas, profissionais ou amadores, na busca por tratamento ou pela prevenção de lesões e/ou traumatismos. Por meio do diagnóstico cinético funcional e de exames pertinentes ao caso clínico do paciente, é possível instituir métodos fisioterapêuticos específicos e acompanhar a evolução do tratamento. O fisioterapeuta irá precaver ou tratar lesões, tais como luxações, tendinites, fraturas, entorses e lesões em ligamentos, visando a reabilitação do atleta e retorno ao esporte, dentre outros aspectos. Para isso, poderá utilizar recursos como a Eletroterapia, Terapia Manual, Treino Funcional, Eletromiografia, Biofeedback de EMG, Bandagens funcionais e outros. Além de atuar em clubes esportivos, o fisioterapeuta especialista em Fisioterapia Esportiva também pode atuar em clínicas, consultórios, academias e postos de saúde.