Últimas Notícias

Crefito-3 prestigia profissionais com solenidade de entrega da Documentação Profissional

Cerimônia será realizada em 19 de julho; participação exige inscrição prévia


Câmara aprova PL que garante o acesso da pessoa idosa ao tratamento fisioterapêutico e terapêutico ocupacional no SUS


Reconhecimento da Especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares

Em 8 de julho de 2013, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO) reconheceu e disciplinou a Especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares.


Sede e Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento no dia 9 de julho


CREFITO-3 firma Termo de Cooperação Técnica com o município de Tanabi (SP) para fortalecer a assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O CREFITO-3 recebeu o secretário municipal de Saúde de Tanabi (SP), Lucas Tadeu Pereira Michelini, para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O documento foi formalizado pelo presidente do Conselho, Dr. Raphael Ferris.


Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 10/07/2025

Câmara aprova PL que garante o acesso da pessoa idosa ao tratamento fisioterapêutico e terapêutico ocupacional no SUS


No dia 11 de junho, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 859/2022, que garante o acesso da pessoa idosa ao tratamento fisioterapêutico e terapêutico ocupacional no SUS.


A Comissão de Ações Políticas (CAP) do COFFITO atuou diretamente junto ao relator, deputado Reimont (PT/RJ), com o objetivo de aprimorar o texto. Na versão original, o projeto previa apenas atendimento fisioterapêutico mediante indicação médica. No diálogo institucional, o COFFITO apresentou argumentos técnicos e jurídicos destacando que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais são profissionais de primeiro contato, autônomos e não subordinados a nenhuma outra categoria profissional.


O deputado Reimont se sensibilizou com a pauta, reafirmou seu compromisso com a autonomia das profissões e defendeu amplamente toda a fundamentação apresentada. Como resultado da articulação, foi suprimida a exigência de médico assistente e a Terapia Ocupacional foi incluída no texto legal.