Terapia Ocupacional X Covid-19
Reflexões e Premissas para a Prática em Tempos de pandemia


Pretende manter os atendimentos? Já considerando a Resolução Coffito 516/2020 sobre Telessaúde. Nesta aula, o vice-presidente do Crefito-3, Dr. Adriano Conrado Rodrigues, terapeuta ocupacional, com especialização em Terapia da Mão e mestrado em Ciências da Reabilitação Neuromotora busca fomentar ou colaborar com conteúdo para reflexão aos terapeutas ocupacionais no âmbito da Prática Clínica, com raciocínio clínico dirigido para o atual momento de enfrentamento pandêmico, e assim colaborar para que premissas importantes sejam consideradas nos processos terapêuticos ocupacionais adotados conforme a especificidade de cada paciente, e já considerando as modalidades Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria, conforme Resolução COFFITO 516/2020.

Dica de Ferramentas gratuitas para Teleconsulta - Telemonitoramento - Teleconsultoria

Eztalks
A ezTalks tem um plano gratuito que permite a participação de até 100 participantes ao mesmo tempo em uma videoconferência. Além de reuniões com vídeo, pode ser usada para conduzir webinars online, e até mesmo treinamentos.Ele também oferece uma ferramenta de quadro branco (White board), com ela você pode esboçar ideias ou fazer anotações durante a reunião para que todos os participantes possam acompanhar.Você também pode controlar o áudio e vídeo, gravar e agendar videoconferência. No entanto, o único desafio é que na versão gratuita, existe o limite de 40 minutos de conferência, o que pode ser um impeditivo para algumas situações.

Google Hangouts
Trata-se de uma ferramenta de bate-papo que oferece uma excelente experiência de videoconferência. Tudo o que você necessita para usar o Hangouts é ter uma conta do Gmail ou do Google+. Não precisa instalar qualquer aplicativo.A ferramenta reúne uma variedade de recursos como app, chat, vídeo em HD ou chamadas de VoIP, e hospedagem de videoconferências em grupo para até 10 pessoas dentro ou fora de sua organização. 
Também possibilita compartilhar tela com todos os membros da videoconferência, adicionar novos membros, editar documentos de forma colaborativa no Google Drive.

Messenger
O aplicativo Messenger (apenas para Android e iOS) permite chamadas de vídeo com até seis pessoas ao mesmo tempo. A função é ótima para fazer pequenas reuniões ou falar com amigos e parentes.

ooVoo
O ooVoo permite conversas em grupo com até 12 pessoas. Com ele, você pode fazer chamadas gratuitas para outros usuários e também chamadas pagas para telefones fixos e celulares. O ooVoo também permite alguns recursos adicionais, como compartilhamento de arquivos e gravação da videoconferência.

Appear.in
Se a sua procura é por uma maneira incrivelmente simples de iniciar um bate-papo, o Appear.in foi feito pra você. Não precisa inscrição ou download. Ou seja, basta entrar em appear.in, criar um nome para a sala e compartilhar com os convidados.

WhatsApp
O WhatsApp permite há algum tempo que o usuário faça ligações de voz e vídeo, isso não é novidade. No entanto, a função de adicionar mais pessoas à chamada é nova. Lançada recentemente para Android e iOS, a possibilidade de videoconferência foi uma das atualizações mais esperadas pelos usuários do aplicativo e trata-se de uma evolução quase natural. Isso porque o WhatsApp se originou como uma ferramenta para troca de mensagens, portanto, nada mais justo que evolua no decorrer dos anos.