COVID-19: número de profissionais da saúde infectados já passa dos 250 mil
Segundo Ministério das Saúde, número de profissionais da área da saúde infectados pela COVID-19 chega a 257 mil e 226 trabalhadores do setor morreram com a doença.

Relatórios do Ministério da Saúde revelam um alarmante dado sobre o número de profissionais da saúde contaminados com a COVID-19. Os casos já passam dos 250 mil, o número de mortes superam 226 e já se fala de uma segunda onda de contaminação de profissionais da saúde. 


Desde o início da pandemia, o Crefito-3 trabalha com foco na proteção aos profissionais.  Desde o início da pandemia, o Crefito-3 se manteve preocupado com a saúde e a biossegurança dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que estão na linha de frente no combate à COVID-19 e no salvamento de vidas. 


Série de ações


Para garantir a segurança daqueles que estão na linha de frente do combate, desde o início da pandemia, o Crefito-3 vem trabalhando uma série de ações em prol da saúde, da biossegurança, da melhor informação e da capacitação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do estado de São Paulo.


Várias dessas ações foram encabeçadas pela Frente de Coordenação de Agentes Fiscais Especiais, grupo de especialistas reunido pelo Crefito-3, que atuou de forma contundente para a garantia da biossegurança dos profissionais das frentes de batalha. Essa equipe foi a responsável por planejar as ações que garantiram a biossegurança dos profissionais em hospitais e UTIs; pela convocação de agentes fiscais especiais e pela capacitação desses agentes fiscais, que visitaram todos os hospitais do Estado. Esses profissionais também foram os responsáveis pela elaboração de cartilhas de orientação e com abordagens mais amplas do momento da COVID-19.


O Crefito-3 ainda tem distribuído face shields para garantir proteção aos profissionais; compôs uma força-tarefa para atender os profissionais das UTIs no plantão tira-dúvidas e elaborou, gravou e disponibilizou a websérie - para YouTube - à beira leito, com demonstrações de práticas de UTI. Outra estratégia do Conselho inclui a realização das lives “Juntos com a Fisio e Juntos com a T.O. até o final”, que aborda a temática da pandemia. Ao todo já foram realizadas 80 lives desde abril. 


Segunda onda de infecção

O alerta sobre uma segunda onda de infecção de profissionais da saúde por COVID-19 foi tema de discussão do “Descomplica, que hoje é 5ª”, que aconteceu no dia 27 de agosto e teve a fisioterapeuta Dra. Cíntia Johnston como palestrante. Esse mesmo tema também será tratado na próxima edição do “Descomplica que hoje é 5ª”, de forma mais ampliada com outros gestores hospitalares. A edição de 3 de setembro do “Descomplica, que hoje é 5ª” ampliará os debates sobre este tema ouvindo experiências dos fisioterapeutas Dra. Cíntia Johnston, Dr. Thalis Henrique da Silva, Dra. Leda Renata Junqueira e Dra. Mariana Sacchi Pitta.


O Crefito-3 permanece atuante para garantir a biossegurança e capacitação dos profissionais que estão na linha de frente da COVID-19. Todo o material produzido está no site do Crefito-3, nos canais de comunicação e encaminhado por e-mail aos profi