8 de setembro: Dia Mundial da Fisioterapia
O Dia Mundial da Fisioterapia é celebrado anualmente, desde 1996, no dia 8 de setembro, data que corresponde à fundação da atual World Physiotherapy (WP), em 1951.

Nesta quarta-feira, dia 8 de setembro, é celebrado o Dia Mundial da Fisioterapia. Desde 1996, a data é celebrada em comemoração à fundação da antiga Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT), hoje conhecida como World Physiotherapy. 


Segundo a World Physiotherapy, o dia 8 de setembro marca a unidade e a solidariedade dos profissionais da Fisioterapia em todo o mundo, além de ser uma oportunidade de reconhecer o trabalho que fisioterapeutas fazem por seus pacientes e pela comunidade. A campanha da WP para 2021 é o processo de  recuperação e a síndrome pós-COVID, bem como o papel dos fisioterapeutas no tratamento e gestão de pessoas afetadas por esta condição. A síndrome pós-COVID ou Long Covid se caracteriza por sequelas que continuam por um longo período, mesmo depois de o paciente se recuperar da doença. As queixas mais comuns incluem distúrbios do sistema respiratório, sistema nervoso e distúrbios neurocognitivos. Alguns pacientes podem apresentar ainda fadiga, mal-estar e alterações gastrointestinais.


Dados da World Physiotherapy apontam que a síndrome pós-COVID é algo comum. Uma a cada 10 pessoas que vivem com o Long Covid apresentam sintomas por um período de 12 semanas ou mais. Por ser uma doença multissistêmica, há mais de 200 sintomas listados que ocorrem em combinações variáveis ??e podem flutuar em padrões previsíveis e imprevisíveis. Emma Stokes, Presidente da WP, disse que “os sintomas mais comuns da síndrome pós-COVID, após seis meses, incluem exaustão extrema, exacerbação dos sintomas pós-esforço e problemas de memória e concentração”. Para ela, fisioterapeutas podem ajudar as pessoas que vivem com esta condição como parte de um programa de recuperação e garantir que a prescrição de exercícios seja abordada com cuidado para minimizar o risco e garantir que os programas de exercícios sejam restauradores e não piorem os sintomas do paciente. “O Long Covid é diferente para cada pessoa. Um fisioterapeuta pode ajudar as pessoas a controlar seus sintomas e trabalhar com eles para apoiar sua recuperação”, afirmou Emma. 


A Fisioterapia 


Segundo definição da World Physiotherapy, “a Fisioterapia é o serviço prestado por Fisioterapeutas a indivíduos e populações de forma a desenvolver, manter e restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida. A Fisioterapia é prestada em circunstâncias em que o movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, distúrbios, condições ou fatores ambientais e com a compreensão de que o movimento funcional é central para o que significa ser saudável.


A Fisioterapia envolve a interação entre o fisioterapeuta, pacientes /clientes, outros profissionais de saúde, famílias, cuidadores e comunidades num processo onde o potencial de movimento é examinado/avaliado e as metas são acordadas, utilizando conhecimentos e técnicas exclusivas específicas. Fisioterapeutas estão focados em identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas áreas de promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e recuperação. Essas áreas abrangem o bem-estar físico, psicológico, emocional e social.” 


Em 1959, foi criada a Associação Brasileira de Fisioterapeutas (ABF), que se filiou à atual World Physiotherapy, cujo objetivo era buscar o amparo técnico-científico e sócio-cultural para o desenvolvimento da profissão. Somente no dia 13 de outubro de 1969, as profissões de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional adquiriram seus direitos, por meio do Decreto-lei nº 938/1969, no qual foram reconhecidas como cursos de nível superior e definitivamente regulamentadas.


Especialidades da Fisioterapia


Ao longo dos anos, a Fisioterapia foi conquistando seu espaço e reconhecimento no campo científico. Assim, surgiram as diversas especialidades da profissão, reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, o Coffito. São elas: 


  • Fisioterapia em Acupuntura

  • Fisioterapia Aquática

  • Fisioterapia Cardiovascular

  • Fisioterapia Dermatofuncional

  • Fisioterapia Esportiva

  • Fisioterapia em Gerontologia

  • Fisioterapia do Trabalho

  • Fisioterapia Neurofuncional

  • Fisioterapia em Oncologia

  • Fisioterapia Respiratória

  • Fisioterapia Traumato-Ortopédica

  • Fisioterapia em Osteopatia

  • Fisioterapia em Quiropraxia

  • Fisioterapia em Saúde da Mulher

  • Fisioterapia em Terapia Intensiva


Crefito-3


Para celebrar a data, o Crefito-3 produziu um vídeo institucional com o intuito de reforçar a importância da Fisioterapia e suas especialidades, bem como do Conselho, Autarquia Pública que tem como finalidade principal a fiscalização do exercício profissional de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais em sua área de jurisdição, que abrange todo o estado de São Paulo.