14 de novembro: Dia Mundial do Diabetes
Celebrada desde 1991 pela Federação Internacional de Diabetes e pela Organização Mundial de Saúde, a data chama a atenção para a problemática da doença.

Neste domingo, dia 14 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Diabetes, doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) em parceria com a  Organização Mundial de Saúde (OMS) para conscientizar o mundo sobre o  reflexo  do diabetes  na saúde e na mortalidade da população.


Em 2006, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução  nº 61/225, criou a data de 14 de Novembro  como  o Dia  Mundial do Diabetes, cujo objetivo era destacar a característica epidêmica, bem como o impacto social e econômico causados pela doença. A escolha da data coincide com o aniversário de Frederick Banting, médico canadense que, juntamente com seu colega Charles Best, conduziu as experiências que levaram à descoberta da insulina em 1921. Por isso, em 2021, celebra-se também o centenário da descoberta dessa importante substância, chamada de “hormônio da vida”. 


A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são áreas que muito contribuem na promoção e no cuidado à saúde do paciente diabético. Quando não tratado corretamente, o diabetes pode causar complicações vasculares, tais como a neuropatia periférica com potencial risco de úlceras nos pés, causando o “pé diabético”, condição que pode levar à amputação do membro. 


Clique Aqui e acesse o artigo de opinião


Para falar sobre a atuação da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional em pacientes diabéticos, o Crefito-3 convidou a fisioterapeuta Dra. Jane Suelen Silva Pires Ferreira, Diretora-Secretária do Crefito-3, e a terapeuta ocupacional Dra. Jady Luara Veríssimo, Delegada do Crefito-3, para redigirem um artigo de opinião sobre o tema.