Unifesp apoia posicionamento do Crefito-3 contra o EaD para graduação em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O  Prof. Dr. Odair Aguiar Júnior, Presidente do Conselho de Campus Baixada Santista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Diretor Acadêmico desse Campus, enviou ao presidente do Crefito-3 a Moção de Apoio ao posicionamento do Crefito-3 contra a formação EaD para os cursos de graduação de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.


A Moção foi motivada por ofício enviado pelo presidente do Crefito-3, Dr. Raphael Ferris, que expressou o posicionamento do Conselho em relação aos riscos da formação a distância para a Fisioterapia, a Terapia Ocupacional, e para todas as profissões da área da saúde. 


No texto do ofício, Dr. Raphael enfatiza que “existe um consenso de entidades representativas sobre o perigo da formação do fisioterapeuta e terapeuta ocupacional à distância”. Em seguida, o texto do ofício recomenda que o Campus Baixada da Unifesp “não reconheça ou operacionalize cursos de graduação em Fisioterapia e/ou Terapia Ocupacional na modalidade à distância”, pois, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais  dos referidos cursos, ”só é possível a modalidade presencial na formação de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no Brasil”.


Em resposta, em sua Moção de Apoio, o Prof. Dr. Odair Aguiar Júnior reiterou seu compromisso com o ensino presencial nos cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, ressaltando que “o ensino remoto emergencial foi uma modalidade adotada somente no período da pandemia da covid-19 como forma de preservação de vidas da comunidade acadêmica e sob rigoroso planejamento e supervisão do corpo docente”.