3 de dezembro: Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
A data foi instituída em 1992 pela ONU e tem por objetivo conscientizar a população a respeito dos direitos das pessoas com deficiência, bem como a importância de se garantir qualidade de vida a essas pessoas.

Nesta sexta-feira, dia 3 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A data foi instituída em 1992 pela ONU e tem por objetivo conscientizar a população a respeito dos direitos das pessoas com deficiência, bem como a importância de se garantir qualidade de vida a essas pessoas.  


O tema da campanha deste ano da Organização IDPWD (International Day of People With Disabilities) irá discutir a luta por direitos na era pós-COVID. “Este ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência deve ser usado para reconhecer que as pessoas que vivem com deficiência estão entre as populações mais afetadas em meio à pandemia de COVID, onde a marginalização, a discriminação, a vulnerabilidade e a exploração são fatores diários para muitas pessoas”, afirma a Organização em sua página na internet. 


Declaração de Posicionamento do Crefito-3


A Comissão de Políticas Públicas do Crefito-3 elaborou uma Declaração de Posicionamento acerca das demandas das Secretarias Municipais e Estadual de Saúde e de parlamentares sobre a assistência às pessoas com demandas no pós-Covid e estruturação de uma linha de cuidado para este público. Segundo o documento, “sendo a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional profissões da área da saúde que prestam assistência a usuários com demandas na pandemia de Covid-19 em todos os níveis da atenção à saúde, atuam na prevenção, promoção, recuperação e manutenção da saúde, faz-se necessário o envolvimento desses profissionais na formulação e implementação de uma linha de cuidado para usuários com demandas no pós-Covid, para que haja integralidade de fato, contemplando o acesso à fisioterapia e à terapia ocupacional de qualidade, com a melhor capacidade resolutiva em todos os níveis de atenção à saúde do SUS.” 


Confira a Declaração de Posicionamento da Comissão de Políticas Públicas do Crefito-3.