Como terapeutas ocupacionais podem atuar nessa doença milenar na qual o Brasil é o segundo país mais endêmico do mundo?
Devido ao empenho da CAP do Crefito-3, muitos municípios já garantem esse direito fundamental para as gestantes, promovendo um parto mais seguro e saudável
Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento no dia 19 de março
O Grupo de Trabalho (GT), que conta com a participação da conselheira do Crefito-3, Dra. Renata Mazetti, irá submeter uma proposta ao senador Fabiano Contarato.
Representantes do Conselho apresentam demandas da fisioterapia e terapia ocupacional às autoridades de Registro
Publicado em: 07/03/2025
8 de março: Dia Internacional da Mulher
Neste sábado, dia 8, é o Dia Internacional da Mulher, data celebrada em mais de cem países recorda as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos e que tem por objetivo conscientizar a sociedade acerca da luta contra a desigualdade de gênero e misoginia, visibilidade e representatividade, feminismo negro, combate à violência e preconceito contra todas as mulheres.
A Fisioterapia e a Terapia Ocupacional são profissões compostas majoritariamente por mulheres, que cuidam da saúde, acompanham as mulheres em seu cotidiano e que, juntas, lutam por justiça social e igualdade de direitos para todas. O Crefito-3 é formado por um total de 88.213 mulheres inscritas, das quais 81.306 são fisioterapeutas e 6.907 são terapeutas ocupacionais.
A criação do Crefito-3 contou com o protagonismo e o trabalho de duas grandes mulheres, a fisioterapeuta Dra. Sônia Gusman, a primeira fisioterapeuta portadora do registro número 1 no Crefito-3, e a terapeuta ocupacional Dra. Veridiana Abr Makloof, a primeira terapeuta ocupacional portadora do registro número 1 no Crefito-3.
O Crefito-3 reafirma seu compromisso com a equidade de gênero, reconhecendo a importância da representatividade e da valorização das mulheres na Fisioterapia e na Terapia Ocupacional e segue atuando para fortalecer um ambiente mais justo, inclusivo e igualitário, onde todas as profissionais tenham voz, respeito e oportunidades.
Dia Internacional da Mulher
A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho teve início no final do século XIX, na Europa e nos Estados Unidos. As longas jornadas de trabalho de 15 horas diárias, os baixos salários e a discriminação de gênero eram alguns dos ponto debatidos pelas manifestantes da época e continuam a pautar as discussões deste presente século.
Por falar em discriminação de gênero, o mote da campanha do International Women’s Day (IWD) de 2025 é a equidade de gênero. “Imagine um mundo com igualdade de gênero. Um mundo livre de preconceitos, estereótipos e discriminação. Um mundo diverso, equitativo e inclusivo. Um mundo onde a diferença é valorizada e celebrada. Juntos, podemos forjar a igualdade de gênero”, reforça a campanha, que utiliza a hashtag #AccelerateAction. Segundo o IWD, no ritmo atual de progresso, levará até 2158 para atingir a paridade de gênero completa, de acordo com dados do Fórum Econômico Mundial.
Como agir?
Uma das melhores maneiras de forjar a igualdade de gênero, conforme o IWD, é entender o que funciona e fazer mais disso, mais rápido. Accelerate Action é um chamado mundial para reconhecer estratégias, recursos e atividades que impactam positivamente o avanço das mulheres, e para apoiar e elevar sua implementação.
Como indivíduos, podemos tomar medidas em nossas vidas diárias para impactar positivamente o avanço das mulheres, como, por exemplo, denunciar estereótipos, desafiar a discriminação, questionar preconceitos, celebrar o sucesso das mulheres e muito mais. Além disso, compartilhar nosso conhecimento e incentivo com outras pessoas é fundamental.
Outras ações incluem:
Forjar o empoderamento econômico das mulheres recrutando, retendo e desenvolvendo talentos diversos;
Apoiar mulheres e meninas na liderança, tomada de decisões, negócios e STEM (Science, Technology, Engineering and Maths (ciência, tecnologia, engenharia e matemática));
Projetar e construir infraestrutura que atenda às necessidades de mulheres e meninas;
Ajudar mulheres e meninas a tomar decisões informadas sobre sua saúde;
Envolver mulheres e meninas na agricultura sustentável e segurança alimentar;
Fornecer às mulheres e meninas acesso à educação e treinamento de qualidade;
Elevar a participação e a conquista de mulheres e meninas no esporte;
Promover o talento criativo e artístico de mulheres e meninas;
Abordar outras áreas que apoiam o avanço de mulheres e meninas.