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Publicado em: 12/01/2023

Programa de pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar é nota 5 na CAPES

Em 2015, o PPGTO abriu a sua primeira turma de Doutorado Acadêmico em Terapia Ocupacional, sendo que suas primeiras teses foram defendidas em 2019.

Um programa de pós-graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebeu, em 2022, nota 5 na Avaliação Quadrienal 2017-2020 da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A CAPES é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação e foi criada a fim de promover a expansão e a consolidação de cursos de mestrado e doutorado em todo o Brasil através da disponibilização de bolsas de pesquisas, do acesso à produção científica do mundo todo e da divulgação científica nacional. A CAPES também avalia os cursos de pós-graduação stricto sensu (programas de mestrado e doutorado) das universidades. Essas avaliações são realizadas a fim de assegurar a qualidade dos programas.


Conforme explicou a Coordenadora do PPGTO Profa. Dra. Maria Fernanda Barboza Cid, “o PPGTO recebeu a nota 5 da CAPES, referente ao processo de avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação, período 2017-2020, o que é um marco na medida em que este conceito representa a consolidação do PPGTO/UFSCar no sistema Nacional de Pós-Graduação (antes, era considerado um programa emergente), reafirmando a Terapia Ocupacional enquanto uma área de pesquisa e produção de conhecimento no Brasil”.


De acordo com a Coordenadora, até o momento, janeiro de 2023, foram defendidas 144 dissertações e 43 teses junto ao PPGTO. “Estes estudos têm demonstrado sua relevância por meio de impacto em programas e ações profissionais relacionados, divulgação em periódicos científicos do campo e também de áreas correlatas, bem como no sistema nacional de formação graduada em Terapia Ocupacional”, explicou. 


PPGTO

O Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (PPGTO/UFSCar) iniciou suas atividades no nível de Mestrado Acadêmico em março de 2010 e de Doutorado em setembro de 2015. “Fruto dos esforços para a institucionalização acadêmica da área de Terapia Ocupacional no Brasil, a UFSCar reuniu docentes com experiências prévias de pesquisas e orientações no nível strictu sensu organizando a proposta do primeiro Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional do Brasil que, até 2017, era o único curso de mestrado da América do Sul sendo que, em nível de doutorado, é até hoje o único da América Latina, ganhando um lugar de relevância no cenário latino-americano da Terapia Ocupacional”, disse Dra. Maria Fernanda. 


A missão do PPGTO/UFSCar é consolidar e ampliar os conhecimentos da área de Terapia Ocupacional, como também se projetar em direção às novas tendências nacionais e internacionais. Tem como objetivo a formação de mestres e doutores em Terapia Ocupacional capacitados a explorarem as ferramentas que constituem as bases da Terapia Ocupacional, focadas nas temáticas do Desenvolvimento Humano, da Inserção Social e da Saúde Mental. Pontua-se que seus objetivos são fruto das demandas presentes no território nacional e latino-americano referentes ao desenvolvimento científico do campo e à necessidade de formação pós-graduada em Terapia Ocupacional.


Dra. Maria Fernanda contou que as pesquisas se debruçam sobre as temáticas do desenvolvimento típico e atípico do ser humano; da análise e adaptação de atividades do cotidiano para populações com deficiências, temporárias ou permanentes; do cuidado de sujeitos e grupos em sofrimento psíquico; do desenvolvimento de novas tecnologias de intervenções terapêutico-ocupacionais, que minimizem a dependência e facilitem a autonomia nos diversos contextos da vida cotidiana (em casa, na escola, no trabalho, na vida social); da inclusão de populações em processos de ruptura das redes sociais de suporte; de políticas públicas direcionadas às populações para as quais se volta a Terapia Ocupacional; dos referenciais teórico-metodológicos em Terapia Ocupacional; e da produção e aplicação de novos conhecimentos e tecnologias de intervenção para a abordagem de problemas sociais. “As pesquisas são compostas no bojo da indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária, promovendo a produção do conhecimento aliada aos processos de formação. As ações com integração com a comunidade mostram-se como um ponto forte do Programa, com o desafio de efetivar produção de conhecimento aplicado às ações técnico-profissionais. Vale apontar, que a implementação do PPGTO/UFSCar, permitiu que os assuntos e problemas específicos da Terapia Ocupacional fossem tratados e, em processo de intensa articulação nacional pela consolidação do campo da pesquisa e da pós-graduação no país, contribuiu com a ampliação de seu cenário no sistema nacional de pós-graduação. Nesse sentido, em 2019 iniciaram as atividades do Mestrado Profissional em Terapia Ocupacional e Processos de Inclusão Social, na USP-SP, e do Mestrado Acadêmico em Estudos da Ocupação, na UFMG”.


“Avalia-se que o PPGTO tem viabilizado tanto a formação de terapeutas ocupacionais para a pesquisa e para a docência, sendo que se avaliava a existência de um contingente represado, na medida em que não havia um programa específico na área de Terapia Ocupacional no país até o início das atividades do PPGTO; quanto a produção de conhecimento nacional na área. Temos alcançado, majoritariamente, egressos de cursos de terapia ocupacional de todas as regiões do Brasil e de outros países (Argentina, Colômbia, Chile, Venezuela, Peru, Panamá e outros), e também profissionais de áreas afins do campo da saúde, como a Fisioterapia, a Educação Física e a Fonoaudiologia, e do campo das Ciências Humanas e Sociais”, concluiu.