Últimas Notícias

CREFITO-3 firma Termo de Cooperação Técnica com o município de Tanabi (SP) para fortalecer a assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional

O CREFITO-3 recebeu o secretário municipal de Saúde de Tanabi (SP), Lucas Tadeu Pereira Michelini, para a assinatura do Termo de Cooperação Técnica. O documento foi formalizado pelo presidente do Conselho, Dr. Raphael Ferris.


Crefito-3 estabelece tratativas com a CET pela isenção do rodízio municipal para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

Reunião marca mais um passo do Conselho em direção à garantia desse direito aos profissionais


CREFITO-3 oficia operadora de saúde CASSI e reafirma a competência legal dos fisioterapeutas na utilização da Tabela TUSS

Conselho cobra correção de glosas indevidas e propõe reunião para garantir a justa remuneração dos profissionais.


C3 Científico - Câmara Técnica de Fisioterapia em Oncologia “Fadiga Oncológica, o que eu preciso saber?”


Fisioterapia e Terapia Ocupacional atuam na linha de frente da prevenção de quedas em idosos

Especialidades contribuem para promover autonomia, segurança e qualidade de vida na terceira idade


CREFITO-3 EDUCA #87: Atuação da Terapia Ocupacional com Pessoas com Deficiência nas Residências Inclusivas do SUAS


VEJA MAIS

Imagem da notícia

Publicado em: 21/09/2023

21 de setembro: Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer

A Fisioterapia em Gerontologia faz parte da equipe multidisciplinar que atua no tratamento de pessoas com Alzheimer e busca, dentre os principais objetivos, melhorar a qualidade de vida e a capacidade em desempenhar atividades da vida diária da melhor forma possível e com mais autonomia.



Nesta quinta-feira, 21 de setembro, é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer. Setembro é o mês mundial de conscientização da doença. A federação internacional Alzheimer’s Disease International (ADI) elaborou para o ano de 2023 o tema “Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais” (never too early, never too late). A campanha visa sublinhar o papel fundamental da identificação dos fatores de risco e da adoção de medidas proativas de redução dos riscos para atrasar, e potencialmente até prevenir, o aparecimento da demência. Isto inclui estratégias contínuas de redução de risco para indivíduos que já receberam um diagnóstico.


Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. A doença se instala quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles.


De acordo com a federação, “há uma consciência crescente de que a doença de Alzheimer e outras demências podem começar muitos anos antes dos sintomas, bem como a consciência das intervenções e escolhas de saúde cerebral ao longo da vida que podem ser feitas. Com a expectativa de que o número global de pessoas que vivem com demência triplique até 2050, nunca houve uma necessidade tão urgente de compreender e responder aos fatores de risco associados a esta condição.” 

Atuação da Fisioterapia em Gerontologia

A Fisioterapia em Gerontologia faz parte da equipe multidisciplinar que atua no tratamento de pessoas com Alzheimer e busca, dentre os principais objetivos, melhorar a qualidade de vida e a capacidade em desempenhar atividades da vida diária da melhor forma possível e com mais autonomia. Os principais aspectos da intervenção são preventivos, para manter o paciente mais ativo possível, promovendo compressão de morbidades e progressão da doença, mas participa de todos os níveis assistenciais, até os cuidados paliativos. 


Conforme explicou a Coordenadora da Câmara Técnica de Fisioterapia em Gerontologia do Crefito-3, Dra. Janaina Ribeiro Martins, “o profissional fisioterapeuta atua em diversos campos, como a assistência domiciliar e hospitalar, consultórios, clínicas, residenciais, centro dia e Instituições de Longa Permanência para pessoas idosas (ILPI’s), com a avaliação e diagnóstico funcional, manejo de dor, intervenções motoras, mediação nas fases iniciais e progressivas, orientações aos cuidadores e familiares entre outras atividades, sempre visando à funcionalidade.”