Como terapeutas ocupacionais podem atuar nessa doença milenar na qual o Brasil é o segundo país mais endêmico do mundo?
Devido ao empenho da CAP do Crefito-3, muitos municípios já garantem esse direito fundamental para as gestantes, promovendo um parto mais seguro e saudável
Subsedes do Crefito-3 não prestarão atendimento no dia 19 de março
O Grupo de Trabalho (GT), que conta com a participação da conselheira do Crefito-3, Dra. Renata Mazetti, irá submeter uma proposta ao senador Fabiano Contarato.
Representantes do Conselho apresentam demandas da fisioterapia e terapia ocupacional às autoridades de Registro
Publicado em: 10/03/2025
Crefito-3 solicita audiência com governador de SP para discutir veto ao PL da fisioterapia nas UTIs de todo o Estado
Presidente do Crefito-3 apresentará dados que reforçam a importância da presença contínua de fisioterapeutas na Terapia Intensiva
O presidente do Crefito-3, Dr. Raphael Ferris, solicitou ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, uma audiência para discutir o veto ao Projeto de Lei (PL) n° 137/20, que foi aprovado pelos deputados estaduais, mas foi integralmente vetado pelo governador. O PL n° 137/20, de autoria da deputada estadual Janaina Paschoal e coautoria do deputado estadual Edmir Chedid, torna obrigatória a presença de fisioterapeutas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de pacientes adultos e pediátricos em todo o estado de São Paulo.
Conforme publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, as razões do veto do governador Tarcísio de Freitas incluem impacto financeiro e orçamentário para o estado de São Paulo, além de outras justificativas legais.
Diante do veto, o presidente do Crefito-3 quer aprofundar a discussão e apresentar ao governador os dados que reforçam a necessidade da implementação da referida lei, em benefício da população usuária dos hospitais paulistas.
Em seu pedido de audiência, Dr. Raphael Ferris destacou que o Crefito-3 representa, aproximadamente, 99 mil fisioterapeutas do estado de São Paulo e ressaltou a importância desses profissionais na assistência a pacientes críticos, especialmente nas UTIs. “A atuação dos fisioterapeutas nas áreas respiratória, cardiorrespiratória e de terapia intensiva demonstrou ser essencial durante a pandemia da Covid-19, garantindo suporte vital a pacientes em estado grave”, enfatizou o presidente do Crefito-3.